quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Quando o Cytotec não funciona e a curetagem é a única opção


Diagnosticado o aborto retido e superados os 15 dias de espera para que a organismo expelisse tudo sozinho, era hora de intervir. Meu médico não achou adequado esperar mais tempo, pois isso poderia colocar em risco minha saúde emocional e física. Porém, naqueles 15 dias li muito - mais do que deveria, certamente - sobre curetagem e também sobre o misoprostol (mais conhecido como Cytotec) ser uma alternativa à curetagem. Perguntei ao médico se poderíamos tentar o tratamento medicamentoso, com o Cytotec, antes de partir para a cirurgia (eu queria evitar a abertura forçada do colo do útero e os riscos de uma futura insuficiência istmo cervical).    

A venda do Cytotec é proibida no Brasil, mas seu uso é autorizado nos hospitais, inclusive para facilitação do parto e tratamentos pós-aborto espontâneo, porque ele estimula contrações, fazendo o organismo expulsar o conteúdo ou restos da gravidez sem necessidade de cirurgia. Porém, a intensidade dos efeitos do Cytotec varia de pessoa para pessoa e meu médico explicou que o medicamento pode ou não promover a limpeza total do útero. De qualquer forma, se o resultado fosse parcial (se, passados os efeitos, ficassem restos ovulares dentro de mim), a ação do remédio ainda seria positiva, pois tornaria a curetagem mais fácil, com o útero e o colo já dilatados. Então, concordei e fui para o hospital no mesmo dia, para fazer a internação e receber o medicamento.

Naquela noite foram colocados quatro comprimidos de Cytotec diretamente no colo do meu útero. Eu estava preparada para enfrentar as dores e todo o processo de sangramento e contração esperado para as próximas horas. Tinha paracetamol e uma bolsa de água quente como aliados. Mas só recorri ao primeiro, e muito mais por medo da dor do que pelo tamanho da dor. Senti muitas cólicas, uma grande tensão no ventre, mas não saiu quase nada (nem sangue, apenas uns resíduos muito pequenos, que pareciam pelezinhas) e dormi a maior parte da noite. Pela manhã, foram colocados mais dois comprimidos, mas logo percebi que eu fazia parte do grupo das mulheres nas quais o efeito do Cytotec não é suficiente para encerrar o trabalho. E não foi mesmo. Às 15h fui levada para o centro cirúrgico obstétrico, para a curetagem.

Foi aí que começou um momento inesperado, tão difícil quanto todos os outros: aguardar pelo procedimento ao lado de gestantes em trabalho de parto. Ouvi suas dores, o coraçãozinho de seus bebês (as enfermeiras monitoram isso o tempo todo) e o chorinho deles quando nasceram. Foram três ou quatro! Eu sei, parece cruel, mas hoje vejo que foi um momento importante para mim. No começo sofri com a situação, mas ali mesmo refleti sobre como iria lidar com a gravidez alheia a partir daquele dia. Afinal, eu teria que aprender a conviver com outras gestantes e bebês, sem rancor, sem comparações e sem dor. Ninguém tinha culpa do que aconteceu comigo! Então, no fim daquele momento, meus pensamentos eram sobre o dia em que eu estaria ganhando meu neném assim como elas, sobre a alegria que estaria por vir. Desisti de sofrer e comecei a sonhar...

Então fui sedada com o Propofol (o anestésico do Michael Jackson, lembram?) e não senti mais nada. O procedimento durou pouco menos de uma hora e, quando abri os olhos, ainda no centro cirúrgico, comecei a chorar. Não por dor, não por tristeza, nem por medo. Chorei porque havia perdido meu filho, esperado 15 dias pela eliminação natural do aborto, recebido seis comprimidos de Cytotec e aquele procedimento, ali, representava o fim de tudo isso, desse ciclo de perda. Era muito emoção, alívio, e até certa alegria.

Leia também: Voltando à vida normal: pessoas, abraços, carinho e muita baboseira

119 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Prezada,
      O meu relato neste blog e a minha experiência são diferentes do que você está passando. Eu sofri um aborto natural e todos os procedimentos - desde o uso do Cytotec até a curetagem - foram realizados por orientação e sob supervisão de médicos especializados. O Cytotec é um medicamente muito perigoso se usado em condições adversas e coloca não apenas a saúde do bebê em risco, mas também a da mãe. Se você administrou o remédio, sugiro que procure imediatamente a emergência de um hospital.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    4. Este Farma Apoio é golpista. Não caiam nesta. Visitem o site e verão que há uma lista destes germes que só querem extorquir mulheres desesperadas!
      http://www.abortivo.org/pt/golpistas-do-cytotec/

      Excluir
  2. Ontem fui fazer o ultra e meu bebê não tinha mais batimentos. Estou muito triste, pois tentei durante 2 anos engravidar. A minha médica disse p esperar até sexta e ja marcou a curetagem.
    Tenho medo pois quero muito engravidar novamente e li que essa medicação seria para ajudar a expelir. Estou tomando alguns chás que dizem ser bons, mas é uma tristeza sem fim. Gostaria de ser internada para fazer essa tentativa de medicação, sei que na minha cidade tem para vender e onde tem, mas tenho medo de tomar e acabar passando mau. Meu bebê infelizmente não vive mais e é muito triste saber que ele está morto dentro de mim, poia me sinto grávida ainda.
    Meu bebê se foi com 9 semanas :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, lamento muito pela sua dor. Ela é inconsolável, eu sei.
      No meu caso, o médico também queria marcar direto a curetagem, mas perguntei a ele se poderíamos antes tentar o medicamento. Acho que ele se surpreendeu com a minha intenção - muitas mulheres não querem fazer isso, porque têm medo da dor ou porque têm pressa para retirar o feto, então às vezes os médicos nem cogitam. Troque uma ideia sobre isso com a sua médica, veja o que ela acha e fique confiante. Essa fase vai passar e logo você estará tentando de novo. Beijão

      Excluir
  3. já cometi ,um aborto tive muita sorte deu tudo certo mais fiquei com muita culpa,,,,hoje sei que eu não poderia ter esse filho......peço perdão todos os dias por isso,,,,,

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,
      O meu relato neste blog e a minha experiência são diferentes do que você está passando. Eu sofri um aborto natural e todos os procedimentos - desde o uso do Cytotec até a curetagem - foram realizados por orientação e sob supervisão de médicos especializados. O Cytotec é um medicamente muito perigoso se usado em condições adversas e coloca não apenas a saúde do bebê em risco, mas também a da mãe. Se você administrou o remédio, sugiro que procure imediatamente a emergência de um hospital.

      Excluir
  5. Ola Mirela, nossa... to lendo seu blog pela primeira vez e achando tudo parecido... a descoberta da gravidez, o medo... quando vc nao sabe se era pessimismo ou pressentimento.
    Fiz a ultra na ultima quinta-feira, vespera de completar 8 semanas e meu bb nao tinha batimentos cardiacos.
    Hoje eh sabado e nao tenho nenhum sangramento, estou com muito medo da curetagem e pedindo muito a Deus q meu corpo faca tudo espontaneamente... mas meu emocional esta muito abalado... nao consigo me olhar no espelho, tenho raiva de sentir enjoo.
    Por cautela minha medica pediu para eu repwtir a ultra na segunda, nem sei o que quero... Alias, sei: q isso acabe o mais rapido possivel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, entendo totalmente a sua "pressa". O desejo intenso de que essa fase difícil passe logo. Mas você deve ter visto em meus posts quantas lições de paciência eu tive. E o único conselho que posso te dar é manter a tranquilidade, para que você não sofra mais do que o que já está sofrendo com sua perda. Desejo que a fase passe muito rápido mesmo, mas o mais importante é manter a calma para encarar o que vier, seja fácil ou difícil. Beijão!

      Excluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,
      O meu relato neste blog e a minha experiência são diferentes do que você está passando. Eu sofri um aborto natural e todos os procedimentos - desde o uso do Cytotec até a curetagem - foram realizados por orientação e sob supervisão de médicos especializados. O Cytotec é um medicamente muito perigoso se usado em condições adversas e coloca não apenas a saúde do bebê em risco, mas também a da mãe. Se você administrou o remédio, sugiro que procure imediatamente a emergência de um hospital.

      Excluir
  7. Realmente só quem passa por isso sabe o quanto é sofrido...
    Quando completei 11 semanas de gestação, fui fazer uma US.
    Eu e meu marido estávamos super animados para ouvir o coraçãozinho e ver o quanto havia crescido, porém, tivemos uma surpresa.
    " Infelizmente seu bebezinho não desenvolveu", essa frase vai ficar na minha mente pro resto da minha vida. Minha estrelinha parou de brilhar com 8 semanas, aborto retido!
    O médico me aconselhou a ir pra casa e esperar para entrar e trabalho de aborto.
    Eu já estava com um ser sem vida do dia seguinte marquei ara fazer curetagem, fui internada pela manhã, tomei um Cytotec via oral e um intra vaginal e esperei...
    No final da tarde me levaram para sala de cirurgia para fazer a curetagem, o médico me mandou de volta pois o colo estava fechadíssimo, e lá fui eu... De 8/8 hrs a enfermeira colocava um comprimido, ao todo foram 5, e nada de dores e sangramento.
    Tive que fazer a curetagem assim mesmo. Fazem 6 dias que fiz e ainda não parou de sangrar. Hoje começaram dores horríveis, e por duas vezes tive um tipo de hemorragia, e saiu uma coisa enorme que nao sei dizer o que é, estou muito preocupada, nao sei se é normal a esta altura sangrar com tanta intensidade :/
    Tenho medo que o médico tenha machucado meu útero e eu tenha problemas pra engravidar novamente...

    Beijos
    Vanessa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vanessa
      Sua história é muito parecida com a minha, inclusive a frase do médico.
      Eu recebi seis comprimidos de Cytotec, e mesmo assim não fez o efeito esperado.
      Seu sangramento já parou? Quanto às dores e expulsão de coágulos, é bem desagradável, mas é bom que seu útero esteja expulsando tudo, para ficar limpinho. De todo modo, sugiro que retorne ao médico para ver se está tudo bem.
      Beijos e boa sorte!

      Excluir
    2. Olá!

      Então, sangrei durante 8 dias, eu ia no médico e ele dizia que era normal!!
      No oitavo dia, tive dores muuuuuito fortes, me rolava no chão, então voltei ao hospital. Me internaram e fizeram uma ultrassom, ainda estava cheio de restos fetais e de placenta, tive que fazer outra curetagem....
      Segundo o médico, se eu tivesse esperado mais dois dias, não teria mais o que fazer!

      Agora graças a Deus está tudo bem, estou tomando remédio para anemia e anti!!

      Beijos,
      Vanessa

      Excluir
    3. Que perigo! Acho que você poderia ter tido uma infecção.
      Eu também fiquei com restos ovulares depois da primeira curetagem, mas acho que eram em menor quantidade e por isso pude ir tentando resolver com medicamento, até chegar na solução da histeroscopia cirúrgica, como contei aqui no blog.
      O que importa agora é que você está tratada e se recuperando. Fique bem e continue mandando notícias.
      Beijão

      Excluir
    4. Olá, eu tomei cytotec ingerir 1 e introduzir 2 na vagina, depois de 2 horas comecei a sentir cólicas iniciei o procedimento meia noite passei a madrugada sentindo cólicas e dores lombares em volta de 07 hrs da manhã levantei quando fui ao banheiro desceu muito sangue e vários coágulos então eu fui pra casa chegando lá quando fui ao banheiro desceu uma bola um coágulo grande e em seguida outro coágulo, passei o resto do dia deitada com cólica. No dia seguinte o sangramento diminuiu continuei a sentir um desconforto mas eu n enjoava mais só os seios continuam doloridos e um pouco de cólica será q abortei??? Mim ajudem estou desesperada!! Bjo

      Excluir
  8. Oi gostaria de saber se em seu aborto retido vc continuou a sentir enjoou e se seus seios ficaram doendo ainda. Estou com suspeita de aborto retido.

    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      Sim, continuei sentindo os sintomas de gravidez.
      Sentia tbm muita dor nas costas, na área lombar, e depois soube que esse é um dos sintomas de aborto :/
      Faça uma US, única maneira de saber.
      Espero que esteja tudo certo.

      Beijo
      Vanessa

      Excluir
    2. Oi, eu fiz, mas como estou com 6 semanas ainda não da para saber pois não há coraçãozinho, terei que fazer outro me disse o médico semana que vem, mas tenho colocado todos os dia um 'sangramento' acastanhado, tbm sinto dor nas costas, mas continuo com fome, enjoou . só os meus seios que não doem mais como antes. Estou com medo.

      Excluir
    3. O jeito é esperar para fazer a US....
      Quanto ao sangramento não sei te dizer, pois não soltei uma única gota do que quer que seja!
      Tenha fé em Deus e tudo vai dar certo :)

      Abraço
      Vanessa

      Excluir
    4. Olá, Anônimo.
      No meu caso, eu sentia levemente os sintomas da gravidez. Hoje, que estou grávida de novo, percebo que meu corpo já não estava reagindo muito à gestação. Você repetiu o US?
      Beijos

      Excluir
  9. estou com um aborto retido,fui ao medico ele me pediu para esperar em casa para abortar,estou sangrando desde dia 09/10/13,ontem fui no medico de novo fiz outra ultra,mas o ainda nao saiu nada,estou sentindo perdida,vou ao medico amanha e pedir para fazer a curetagem,nao sei o que fazer........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa sinto muito por vc! Que Deus lhe cuide.

      Excluir
    2. Olá, Eliane
      Como você está? Lamento muito pela sua perda.
      Conseguiu marcar a curetagem?
      Mande notícias!
      Beijos

      Excluir
  10. Eu posso te ajuda

    Email chavescyc@ig.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha minha amiga já tomou 4 e introduziu 4 citoteque tomou vários chás até agirá nada será q ela está com um aborto retido pq só sente um leve cólica e um pequeno sangramento

      Excluir
  11. Alguém teve aquele corrimento acastanhado tipo borra no aborto retido?? estou com esse sintomas..todos os dias sai um pouco, hoje saio tipo uma água junto? alguém me responde?

    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônima
      Eu comecei com um corrimento assim horas antes de ir para a curetagem. Mas durante o restante do mês que passei com o aborto retido, não saiu nada.
      Beijos.

      Excluir
  12. ontem eu fiz o procedimento, mas não houve sangramento ou contrações. Eu simplesmente não tive nada. Não estou nem com quatro semanas de gestação, e nesse momento realmente não posso ter um filho, queria saber: eu devo novamente tomar o cytotec? ou o que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,
      O meu relato neste blog e a minha experiência são diferentes do que você está passando. Eu sofri um aborto natural e todos os procedimentos - desde o uso do Cytotec até a curetagem - foram realizados por orientação e sob supervisão de médicos especializados. O Cytotec é um medicamente muito perigoso se usado em condições adversas e coloca não apenas a saúde do bebê em risco, mas também a da mãe. Se você administrou o remédio, sugiro que procure imediatamente a emergência de um hospital.

      Excluir
  13. ohhh, aqui tb n ficou meu comentario?!?!?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ixi, ninguém mais reclamou desse problema. Será que não foi falha na conexão? Não entendo o que está ocorrendo =(

      Excluir
  14. Conseguiste dizer exactamente tudo que senti naquele dia: "Foi aí que começou um momento inesperado, tão difícil quanto todos os outros: aguardar pelo procedimento ao lado de gestantes em trabalho de parto. Ouvi suas dores, o coraçãozinho de seus bebês (as enfermeiras monitoram isso o tempo todo) e o chorinho deles quando nasceram. Foram três ou quatro! Eu sei, parece cruel, mas hoje vejo que foi um momento importante para mim. No começo sofri com a situação, mas ali mesmo refleti sobre como iria lidar com a gravidez alheia a partir daquele dia. Afinal, eu teria que aprender a conviver com outras gestantes e bebês, sem rancor, sem comparações e sem dor. Ninguém tinha culpa do que aconteceu comigo! Então, no fim daquele momento, meus pensamentos eram sobre o dia em que eu estaria ganhando meu neném assim como elas, sobre a alegria que estaria por vir. Desisti de sofrer e comecei a sonhar...". So q no fim sentiste alivio e ate uma certa alegria enquanto eu so senti a dor da perda... Hoje completa um mes continuo triste... Talvez eu precise mesmo dar asas a esse novo sonho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dani
      Acho que as sensações - e o tempo para elas - são mesmo muito individuais. Em qualquer tipo de perda, as pessoas reagem de forma diferente. Algumas se recuperam mais rápido, outras com mais força, enfim. O importante é sentir que a cada dia você acorda melhor. Espero que esteja ocorrendo assim com você!
      Mande notícias.
      Beijos

      Excluir
  15. Olá , eu estou grávida de 3 meses e uma semana , e no comecinho que ainda estava com algumas semanas tomei , cytotec 2 pela boca e 2 pela vagina , depois de duas horas começou a sangrar , e quando eu fazia xixi e saia tecidos de sangue , a todo momento ficou assim o dia todo , até pensei que estava tendo hemorragia , mais depois parou , e no outro dia desceu so um pouco de sangue , e parou , depois que ia fazer xixi minha calcinha ficava cheia de borra de café parecia , então passou um tempo fiz exame de sangue e deu positivo , tomei muitos chás de boldo e canela , mais ainda não resolveu . Agora que estou de 3meses e uma semana ainda tem jeito de abortar ? por favor me ajuda mirella ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,
      O meu relato neste blog e a minha experiência são diferentes do que você está passando. Eu sofri um aborto natural e todos os procedimentos - desde o uso do Cytotec até a curetagem - foram realizados por orientação e sob supervisão de médicos especializados. O Cytotec é um medicamente muito perigoso se usado em condições adversas e coloca não apenas a saúde do bebê em risco, mas também a da mãe. Se você administrou o remédio, sugiro que procure imediatamente a emergência de um hospital.

      Excluir
  16. - Ola Mirella, estou passando por uma situação dificil. Estou com gestação anembrionária onde o meu bebe não se desenvolveu, apesar de saber que isso aconteceu ainda me sinto gravida sabendo que ele ainda esta aqui dentro... meu beta hcg esta alto e nao tenho coragem de fazer outro pra ver se diminuiu,,, sei que é loucura masi fiz 2 ultras onde nao deu pra ver nada e como eu queria que ele estivesse ali.
    Sinto uma dor emocional muuuuito grande, porem nenhuma dor fisica, nenhum sinal de aborto, nem sangramento. Tenho médico na quinta-feira e não estou com medo do que virá a acontecer, espero que tudo isso acabe logo. Nenhum outro bebe vai substituir esse daqui, mas sei que assim que o médico liberar vou engravidar novamente. Preciso sentir uma vida em mim novamente, preciso ser feliz denovo assim como quando descobri que estava grávida.
    A respeito do aborto, nao estou nem um pouco ansiosa, porem estou preocupada com alguma infecção, se tiver que fazer curetagem acho que vou ficar arrasada.
    Li o seu relato e me senti como estivesse lá, e quando colocarem grávidas perto de mim certamente me lembrarei dele.

    Beeeijo e Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jéssica
      Espero que tudo tenha ocorrido da melhor forma possível, apesar da imensa tristeza.
      Nos mande notícias, please!
      Bjs

      Excluir
  17. o que fazer tomei o cytotec mas não fez efeito
    o que devo fazer
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,
      O Cytotec é um medicamente muito perigoso se usado em condições adversas e coloca não apenas a saúde do bebê em risco, mas também a da mãe. Se você administrou o remédio, sugiro que procure imediatamente a emergência de um hospital.

      Excluir
  18. oi, vou contar aqui aqui um relato que aconteceu comigo eu acabei engravidando de meu namorado no começo ate gostei mas depois de um tempo comecei a não querer mas a gravidez e acabei tomando um chás de alecrim, babosa, canela mas nao surgiu efeitos acabei perguntando minha cunhada se ela sabia onde eu poderia comprar e para minha sorte consegui comprar foi 250 reais 4 comprimidos o rapaz que me vendeu disse como eu tinha que usar o remédio era pra eu injetar todos os 4 na vagina de preferencia a noite de jejum mais fiz diferente injetei de manha e apenas 2 comprimidos comecei a sentir cólicas 3 horas depois de te injetado os comprimidos fiquei sentindo dor o dia todo quando foi a tarde fui ao banheiro e começou a desce muito sangue e pedaços de sangue ninguém sabia que eu tinha injetado citotec so minha cunhada, meu namorado ficou muito triste pelo o que tinha acontecido mas disse a ele que foi um aborto espontâneo fui no medico depois de 3 dias fiz uma ultrassom e realmente tinha perdido, hoje estou gravida de novo depois de 4 meses que fiz aquele aborto não tenho coragem de fazer de novo não sei por que tenho 2 comprimidos sei como fazer mas não tenho coragem vou ter esse filho que já estou com 2 meses e estou feliz com a gravidez espero que meu relato ajude alguém a tomar uma decisão importante pois hoje me arrependo do que fiz essa gravidez de agora me fez tornar outra pessoa. bjjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Cytotec é um medicamente muito perigoso se usado em condições adversas e coloca não apenas a saúde do bebê em risco, mas também a da mãe! Espero que tudo fique bem na sua vida a partir de agora.

      Excluir
    2. Nao consigo achar o cytotec alguem me ajude preciso fazer esse aborto urgente moro em bh minas gerais

      Excluir
    3. Me ajude a encontrar esse medicamento

      Excluir
  19. Você pode me ajudar eu não sabia que tava grávida e tomei aspirina pró estômago porque não sabia o que tinha e meu namorado começou a falar que estava meio inchada parecendo que tava grávida fiz o texte é deu positivo só que to sentindo uma cólica muito forte será que eu perdi o bebe não tenho como ir no médico porque minha mãe não sabe por enquanto o que eu faco devo tomar citotec

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, não sei se a aspirina pode fazer algum mal ao bebê, sei apenas que cólicas são muito normais no início da gravidez, porque o corpo está se transformando. O ideal é que você procure um médico, para ver como está a sua saúde e o embrião. Sem examiná-la, ninguém poderá ajudá-la de fato. Boa sorte!

      Excluir
  20. Minha namorada tomou 4e depois mais 6 e nada nao sei mais o que faco ela ta com 12 semanas .todos os comprimidos foram metade no utero e otra metade oral.o que devo fazer???

    ResponderExcluir
  21. Caro,
    O Cytotec é um medicamente muito perigoso se usado em condições adversas e coloca não apenas a saúde do bebê em risco, mas também a da mãe. Se sua namorada administrou o remédio, sugiro que ela procure imediatamente a emergência de um hospital.

    ResponderExcluir
  22. mais ela passa bem ,nao aconteceu nada ,marcamos uma ultra som para verificar como estar.o que voce acha?

    ResponderExcluir
  23. Ontem dia 28-01-2014, FIZ O EXAME ONTEM MESMO DE TESTE DE GRAVIDEZ E usei o cytotec ontem as 3:30 da tarde nao sentir nada.
    Hoje 29-01-20014,Aainda N derseu nada ,estou com poucos dias de gravidez..
    por favor me diz oq eu faço..

    ResponderExcluir
  24. meu nome e´paula tenho 33 anos.sou casada e tenho dois filhos um de 14 e uma de 9 o medico disse que tinha me ligado.so que tou gravida de 1 mes.ontem tomei o cytotec e ate agora nao fez efeito.pode ainda ter ossibilidade de descer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,
      O meu relato neste blog e a minha experiência são diferentes do que você está passando. Eu sofri um aborto natural e todos os procedimentos - desde o uso do Cytotec até a curetagem - foram realizados por orientação e sob supervisão de médicos especializados. O Cytotec é um medicamente muito perigoso se usado em condições adversas e coloca não apenas a saúde do bebê em risco, mas também a da mãe. Se você administrou o remédio, sugiro que procure imediatamente a emergência de um hospital.

      Excluir
  25. Que absurdo! Um blog que mostra o sofrimento das mães que tiveram ABORTO NATURAL e vem gente tirar dúvidas de ABORTO CRIMINOSO??? Espero que Deus tenha piedade da alma de vocês...
    Ah se eu pudesse ter meu filho com vida dentro de mim... Me revolta MUITO ler isso!

    ResponderExcluir
  26. Bom dia! Estamos na mesma situaçao descrita por você. Minha esposa está inernada a quatro dias fazendo uso de misoprostol - citotec - mas até agora nada. Colo fechadinho. Até achamos que por ser um prazo muito longo, que os médicos ficam meio perdidos diante dessa situação. Enfim, gostaria de saber como você ficou após a cirurgia e quais foram os riscos, passados pelo médico, diante da abertura forçada do colo uerino? Pois, como vc, lemos muito e a cada pagina visitada uma avalanche de informações e medos. Ferimentos uterinos, fraqueza do colo, futuros abortos. Estamos perdidos. Hoje foi sugestionado pelo médico uma curetagem ' forçada' pois o medicamento ainda nao fez efeito.
    O seu relato nos trouxe um alivio de saber uqe nao estamos sozinhos e uqe as dores vêm, mas com o tempo, nada melhor que ele, se vão. Um forte abraço.
    Jorge e Catia

    ResponderExcluir
  27. eu TENTEI abortar 2 vezes com cytotec , na primeira sangrou bastante + o bebe ficou bem , na segunda vez senti apenas fortes cólicas, contrações e a barriga dura. Não sei mais o que fazer, não conheço nenhuma clínica de aborto no Brasil. ME AJUDEM!! Não posso mais engravidar tive pré eclampse e não posso ter esse filho pois ele pode nascer doente..

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. eu infelismente engravidei numa fase muito dificil da minha vida, morando sozinha e ganhando so um salario.
    nao tive outra saida tive que fazer um aborto, mas levei um golpe ao tentar comorar pela internet, so consegui o remedio com uma enfermeira do posto de saude proximo da minha casa. que deus me perdoe, mas nao tive outra saida..se alguem precisar o email da enfermeira e katiaoliveiraandrade@gmail.com ela foi um anjo na quando mais precisei.

    ResponderExcluir
  30. curetagem pode provocar sinequias uterinas.... quem tiver interesse pesquise a respeito!! evitem ao maximoooooo a curetagem. ela so deve ser feita em ultimo caso mesmo... os medico ja querem logo encaminhar pra curetagem e nao explicam os riscos. Tive 3 abortos espontaneos, tres medicos diferentes, todos me levaram pra curetagem, nenhum falou dos riscos. e nem era aborto retido. eu estava sangrando!!! agora, 3 anos apos a ultima perda, descobri q provavelmente a causa do 1o AE foi por ma formacao do embriao, mas as outras duas por causa da presenca de sinequias. farei cirurgia nas proximas semanas. estou rezando q de certo, ja q nem sempre resolve..... NAO FAÇAM CURETAGEM, ESPEREM O SANGRAMENTO PASSAR!!! CURETAGEM SOMENTE EM ULTIMO CASO MESMO!!! Qundo o corpo nao estiver mesmo expelindo...... :(

    ResponderExcluir
  31. Tomei a Cytotec, sangrei um pouquinho e o sague foi como uma agua mas apenas cm a cor vermelha, amanha vou fazer uma transvaginal pra saber se ainda tem um feto dentro de mim, pois fui ao medico e ele disse que essa agua avermelhada deve ter sido a placinta que estourou... tou preocupada, pq sinto muitas dores peguei infecçao urinaria, eu queria o bebe mas o que me fez tomar essa atitude foi pq descobri traiçao do meu namorado com minha propria irmã, espero que ocorra tudo bem comigo, e seja feita a vontade de Deus na minha vida... quando tomei a Cytotec eu estava com seis dias de gravida, dps fiz 3 exames de sangue os tres deram positivo, hj estou cm um mes e dois dias....

    ResponderExcluir
  32. É seguro tomar o cytotec com quase 3 meses de gestação?
    Qual a porcentagem do bebe nasce com alguma diferença?

    ResponderExcluir
  33. fui no hospital com um pouco de falta de ar e a medica me pediu um raio x e me passou uma nubalização com berotec....após a inalação trocou o plantão dos medicos e o outro medico que entrou queria ver o bebe pelo ultrassom.
    A principio ele disse que o bebe estava bem,mas começou a demorar muito no ultrassom e pediu pra que eu voltasse no dia seguinte para realizar uma nova ultra pois nao havia visualizado os batimentos cardiacos do meu bebe.
    No dia seguinte confirmou o que ele havia dito e entao me internaram e começou o meu grande sofrimento.
    Eu ja estava de 9 semanas e 4 dias e fiquei totalmente sem chão...embora eu ja tenha um filho de 1 ano e 7 meses eu sonhava com aquele bebe,minha barriga ja tava aparecendo...eu o queria muito.
    Colocaram cytotec em mim era 11 da manha e ja era 5 da tarde e nada de sangrar,entao colocarão outro.
    Meu Deus nunca senti tanta dor na minha vida,começou a sair pelotas de sanguem e a dor era insuportavel,eu chorava muito pois não estava mais aguentando.
    A placenta saiu mas o bebe não,passei a noite toda com muita dor e pela manhã me levaram para o centro cirurgico e me derão anestesia geral,eu apaguei em questao de segundos,mas parecia que eu havia ido para outro lugar,pois eu via muita gente doente me pedindo ajuda e eu nao conseguia me mexer pra ajudar ninguem.
    Acordei estava cheia de cobertas ainda no centro cirurgico e ouvia apenas as vozes dos enfermeiros e medicos dizendo para mim respirar,mas eu nao conseguia enxegar nada,minha vista estava totalmente apagada e minha cabeça muito pesada.
    Comecei a vomitar muito mesmo sem conseguir quase me mexer.
    Me levaram para o quarto mesmo estando muito ruim e eu nao parava de vomitar um minuto sequer,mesmo tendo ficado mais de doze horas de jejum.
    O que eu estava passando parecia que eu estava morrendo aos poucos,fiquei tão mal que autorizarão até a entrada do meu filho de 1 ano para me ver.
    Passei o dia todo mal de verdade,ainda bem que meu marido e meu filho ficarãoum pouco la comigo.
    Mas a dor maior foi de saber que não havia mais nada na minha barriga,que eu havia definitivamente perdido meu filho que eu tanto sonhava.
    Ainda não consigo acreditar que isso esta acontecendo e não sei se vou me conformar algum dia,meu bebe estava formado e perfeito,e eu fui no hospital apenas para ver uma leve falta de ar e sai de la sem meu bebe.
    Peço que deus me ajude pois nada nessa vida vai conseguir me fazer encarar que não tenho mais o bebe aqui comigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lamento pela sua dor, Kelen. Espero que você reúna forças para passar por essa fase terrível e que um dia você se sinta preparada para pensar novamente no assunto. Cuide-se e, quem sabe, você engravida novamente, como muitas de nós aqui :)
      Beijão

      Excluir
  34. Fiz um aborto com o cytotec tomei dois com água e dois coloquei em baixo, sangrei bastante saiu pedaços de sangue e sangrou de mais, mais depois de 2 semanas fiz o exame de sangue e deu positivo será que ainda estou grávida ou não ficou algo lá dentro que pode estar dando positivo será que não deu certo, pode me ajudar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,
      O meu relato neste blog e a minha experiência são diferentes do que você está passando. Eu sofri um aborto natural e todos os procedimentos - desde o uso do Cytotec até a curetagem - foram realizados por orientação e sob supervisão de médicos especializados. O Cytotec é um medicamente muito perigoso se usado em condições adversas e coloca não apenas a saúde do bebê em risco, mas também a da mãe. Se você administrou o remédio, sugiro que procure imediatamente a emergência de um hospital.

      Excluir
  35. Oi tenho 22 anos, sou filha unica e estou grávida, todos estão contra mim.minha mãe, meu namorado, estão me forçando a praticar um aborto. Não sei o que fazer, não sei a quem recorrer. .. so Deus sabe o que estou sofrendo. Choro dia e noite ,não consigo olhar nos olhos das pessoas, quando vejo uma mulher grávida, meu coração se aperta que a sensação é que vou morrer de tanta tristeza. Ja sinto as diferença no meu corpo ,meus seios lindos , minha barriga mais larga , pois sou bem magra as mudanças foram rápida, estou com 7 semanas. Estou desempregada, não tenho pra onde ir ,mais o que não aceito é a prática desse assassinato. Alguém pode me ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola eu vendo cytotec misoprostol 200 mcg original italiano hexagonal 100% eficaz
      o mesmo usado nas martenidades dos hopistais eu vendo cytotec porque acredito em um aborto rapido e seguro pra voces mulheres que estão com uma gravidez indesejadas ajudo ate finalizar o procedimento
      e so me ligar ou me enviar um email
      farmaciadeapoio@gmail.com


      tel: 011 95132-0765

      011 95132-0765

      entregos em mãos em sp e interior e via sedex 10 para todo brasil

      ligue e tire todas suas duvidas

      atendo 24 horas

      Excluir
  36. Oi eu tomei 4 e injetei 1 mais não feis e feito nem um nem sango nada to com medo que eu Faso agora tem que espera quantos dia . :( pra i no medico

    ResponderExcluir
  37. O certo é você esperar 7 dias pra fazer um ultra-som, mas se você não tiver sangramento é provável que o aborto não aconteça !!
    Boa sorte flor !

    ResponderExcluir
  38. olá, estou com 19 semanas e já usei mais de 10 cytotec e não surgiu efeitos, só sinto a barriga contrair e nada mais. ALGUÉM me ajuda a eliminar esse feto.

    ResponderExcluir
  39. Olá, Mirela...por acaso encontrei seu blog e gostei muito do conteúdo, pois, a forma como você escreve traz amor, sinceridade e aconchego. Estou grávida (+ ou - 7 semanas), porém, creio ser de grande estranheza o fato de não estar sentindo nenhum sintoma tão comum nesta fase ou, algum sintoma incomum (que detecte problemas). Brevemente realizarei um ultra, pois, sei que apenas desta forma saberei o que esta havendo realmente. Enfim, decidi escrever porque tive vontade de compartilhar esse momento com vc...à propósito, desejo que esteja tudo bem com você. Grande abraço, parabéns pelo blog e fique com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola eu vendo cytotec misoprostol 200 mcg original italiano hexagonal 100% eficaz
      o mesmo usado nas martenidades dos hopistais eu vendo cytotec porque acredito em um aborto rapido e seguro pra voces mulheres que estão com uma gravidez indesejadas ajudo ate finalizar o procedimento
      e so me ligar ou me enviar um email
      farmaciadeapoio@gmail.com


      tel: 011 95132-0765

      011 95132-0765

      entregos em mãos em sp e interior e via sedex 10 para todo brasil

      ligue e tire todas suas duvidas

      atendo 24 horas

      Excluir
  40. Gente, há duas semanas eu tomei 2 cytotec e coloquei 2 na vagina. No mesmo dia eu tive sangramento e saiu alguns pedaços de sangue. Hoje depois de uma semana. Ta saindo aquele sangue que parece borra de café, como se tivesse no final da menstruação. Será que eu abortei mesmo? Eu só estava com 4 semanas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi houve resultado em seu procedimento?

      Excluir
  41. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  42. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  43. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  44. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  45. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  46. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  47. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  48. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  49. passei 1 mes sem evitar quando foi um dia tive vontade do outro dia tommar a pilula do dia, e o mes seguinte passei evitando com anticoncepcional sem saber de nada , mas hje me encontro gravida, eu gostaria de saber se ja estava gravida, antes de ter tomado a pilula ? e se nao afetou o feto ? to muito preocupada! :'(

    ResponderExcluir
  50. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  51. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  52. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  53. CAROS,
    TODOS OS COMENTÁRIOS REFERENTES A ABORTOS PROVOCADOS E SOBRE COMPRA E VENDA ILEGAL DE MISOPROSTOL SERÃO DELETADOS.
    INDEPENDENTEMENTE DA MINHA OPINIÃO SOBRE A DESCRIMINALIZAÇÃO DO ABORTO, ESTE BLOG FOI CRIADO PARA FALAR SOBRE UM ABORTO NATURAL, INESPERADO E INDESEJADO E NÃO PARA SERVIR COMO LOJINHA DE CYTOTEC.
    OBRIGADA PELA COMPREENSÃO!

    ResponderExcluir
  54. Tomei o cytotec ontem era 00:15 e ate agora nao senti nada..o q faco...

    ResponderExcluir
  55. descobri minha gravidez com 6 semanas , de começo foi um choque tanto para mim quanto para meu namorado, porém tive um apoio incondicional de toda minha familia e amigos , quando se descobre a gravidez sem ser planejada mil e uma coisas passam em nossa mente , ouvi o coração do meu lindo depois de ter tido um sangramento leve , estava tudo bem , semanas depois estava preparada e anciosa para o ultrassom , meus seios estavam doloridos e minha barriga inchada , pelas minhas contas eu estava de 13 semanas , cheguei na clinica com meu namorado e recebemos a noticia da medica de que achava que o bebe estava morto ,eu não podia acreditar , meu chão se abriu , até ela colocar o coração para bater e tudo ficar em silencio , meu bebe , não estava mais ali , como pode as coisas acontecerem assim , tudo de uma hora pra outra, me sinto tão culpada, por inicio ter rejeitado ele , mas eu estava amando , fiz planejamentos , tudo por agua a baixo , fui para o hospital , eles não me recomendaram a fazer a curetagem por ter sido um aborto retido , todos os medicos foram muito educados e compreensivos comigo, tomei ergotrate durante 7 dias , porém não fez efeito , tive que voltar ao hospital , onde fiz outro ultra, e o meu anjo estava lá , intacto , colo do ultero fechadinho , tive que me internar , aplicaram 2 cytotec , para gloria de Deus não senti dores fisicas , apenas colicas leves, a emocional ja bastava meu coração esta partido em pedaços , depois de 3 horas o remedio fez efeito , senti o colo do ultero se abrindo , e tudo se acabando , fui para a sala de cirurgia , eu estava chorando muito , senti meu bebe saindo de dentro de mim , e só Deus para me confortar, quando tomei a anestesia geral , apaguei , acordei 1:30 depois já trocada , e limpa .
    Quem aqui teve um aborto retido , e usou o cytotec entende a dor que estou sentindo , pois forçar uma parte que é sua a sair do seu ventre é muito dolorido , e para mim quem tem coragem de fazer isso sem necessidade é um monstro , pois para todas as dificuldades Deus nos acolhe , mas com o tempo voce ira se arrepender , e ver o que perdeu.
    tenho 21 anos , sei que sou nova , e que Deus sabe de tudo , mirela a dias estou lendo seu blog a dias , desde que descobri , fiz a curetagem ontem , pra que tanto sofrimento? isso passa? posso ter filhos no futuro normal ? Espero que me responda , pois como muitas aqui senti a dor da perda do meu amorzinho , sempre vou ama-lo e orar por ele , quando eu tiver outro , no tempo de Deus o amarei incondicionalmente desde o primeiro momento.
    Beijos

    ResponderExcluir
  56. Meninas quem escrevem aqui com pensamentos de abortar , ou estão sem apoio da familia , conheci uma ONG que apoia mulheres gravidas , elas dão todo apoio psicologico e material , NÃO DESISTA DE UMA VIDA SER MÃE É DADIVA DE DEUS .
    Procurem ajuda , aqui voce encontra todo o apoio :http://cervi.org.br/
    Telefone :(11) 3822-2001
    Atendimento 24h
    cervi@cervi.org.br
    fb.com/cervisp


    Que Deus esteja com voces!

    ResponderExcluir
  57. pessoal, comprei cytotec, depois descobri que não precisava
    usar tudo que comprei..estou vendendo os que sobraram.
    se alguém precisar, faz contato por email, por favor.
    laishubner35@gmail.com

    ResponderExcluir
  58. oiee Mirela, sofri um aborto espontaneo com 9 semanas e 6 dias, sangrei muito por mais de 3 dias e comecei a sentir dores e fui ao médico, onde fiz a US transvaginal e vi que meu bb não havia desenvolvido. Passei por esse momento triste da curetagem e em clinica publica, é traumatizante ver as outras gestantes, sentindo dores a espera de seu bb e você ali na espera de tirar o que restou do seu :/
    Hoje faz 6 dias que fiz, faço faculdade e não pude e nem posso ficar em total repouso, estou com medo de ter alguma complicação. Pois, ainda ta saindo tipo uma borrinha de café, sinto a barriga inchada, será que é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida , sinto muito pelo seu bebe.
      É normal sair mesmo , fique tranquila , e tente fazer um acompanhamento com o GO , , o mesmo aconteceu comigo , mas você procurou ficar de repouso alguns dias ? Não se esqueça saúde em primeiro lugar.
      Deus te abençoe , beijos

      Excluir
  59. Oi querida , sinto muito pelo seu bebe.
    É normal sair mesmo , fique tranquila , e tente fazer um acompanhamento com o GO , , o mesmo aconteceu comigo , mas você procurou ficar de repouso alguns dias ? Não se esqueça saúde em primeiro lugar.
    Deus te abençoe , beijos

    ResponderExcluir
  60. pode comprar com essa moça que me vendeu direitinho estava num sufoco de 10 semanas .xananascimento32@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por quanto ela te vendeu? estou precisando muito mais estou desempregada.

      Excluir
  61. Uma vez eu comprei o cytotec para abortar com eva.mesquita@hotmail.com e de fato o remédio funcionou, apesar que hoje me arrependo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por quanto ela te vendeu? estou precisando muito mais estou desempregada.

      Excluir
  62. olá eu tomei o cytotec só depois de 8 horas foi que tive sangramento mais só duro 5 minutos e ñ vir nem um sinal de aborto.o que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc comprou de quem?
      Me ajude

      Excluir
    2. Citotec que não fez efeito, e falso também vária do peso da pessoa as mulheres mais gordinhas tem um nível de falha, tome muito cuidado e um medicamento perigo

      Excluir
  63. Eu quero dizer as mulheres que querem fazer o aborto, que pensem bem antes de cometer esse ato, eu já fiz e me arrependo profundamente, não sei se Deus um dia vai me perdoa desse pecado, pensem muito pra não viver uma vida de culpa, Bjs fiquem com Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu anjo abortar não é nem nunca será pecado ... a palavra pecado significa errar o alvo! pare de pensar assim .... se vc fez e se arrepende é pq não tinha certeza concreta de queria fazer ..... quando a pessoa tem certeza de aquele não é o momento de se ter um filho, não tem como haver arrependimentos !!

      Excluir
  64. Estou precisando encontrar cytotec pra comprar mas não acho , alguem me ajude por favor moro em bh

    ResponderExcluir
  65. Onde comprar Cytotec?

    Tenho original do laboratório Pfizer a pronta entrega.
    Compre com que realmente tem produto de qualidade e realmente vai te enviar.
    Trabalho com total segurança e honestidade!
    Para compras/informações e dúvidas entrem em contato pelo
    Email: laisamoura@outlook.com
    WhatsApp (11) 95334-8219
    Facebook: Laisa Moura Cytotec
    Cytotec Laisa Moura 100% Confiável!

    ResponderExcluir
  66. Ola Maisa...

    Poderia recomendar o medico que fez o procedimento cirúrgico em vc? quanto ele cobrou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure essa moça licamoreira@live.com comprei o remedio com ela...Atende a tempos.

      Depois volte nos contar.

      Excluir
  67. Onde comprar Cytotec?

    Tenho original do laboratório Pfizer a pronta entrega.
    Compre com que realmente tem produto de qualidade e realmente vai te enviar.
    Trabalho com total segurança e honestidade!
    Para compras/informações e dúvidas entrem em contato pelo
    Email: laisamoura@outlook.com
    WhatsApp (11) 95334-8219
    Facebook: Laisa Moura Cytotec
    Cytotec Laisa Moura 100% Confiável!

    ResponderExcluir
  68. olá querida achei seu blog super legal e sua maneira de tratar sobre aborto retido prendeu minha atenção pois acho que meu caso esta parecido com o seu ..... tinha sintomas de gravidez e agora não tenho mais e uma dor na coluna( cadeiras) , cólicas fortes, mais nada de sangramento o médico me deu 15 dias para ver se o utero retira os restos sozinho senão eu vou para a parte dificil. quanto as outras meninas que forçaram o aborto com cytotec ou chás abortivos procurem o medico não precisa contar que forçou .. apenas procure! sua saúde vem em primeiro lugar, as vezes passamos por situações adversas em que não vemos saída ou falhamos pq somos humanos, os métodos contraceptivos não falham nós é que falhamos com o uso..... não devemos julgar pois é direito da mulher sim!! escolher qual é o melhor momento de ter filho ou interromper a gravidez pq não? infelizmente nosso Brasil tem leis hipócritas e assassinas. meninas lindas previnam-seee beijos !

    ResponderExcluir
  69. Olá Mirela!
    Bom não sei mais o que faço, estou perdida, pois já tomei quatro na primeira vez o Cytotec, estava com quatro semanas de gestação, vi que não abortou, aí fiz um ultrason vaginal pra ver se realmente eu estou gravida e constatou que sim estou com nove semanas foi ai então que fiz outro método, eu tomei um e introduzir quatro pela vagina, dois na mesma hora e depois um a cada 4h, tive que ficar em repouso de 24h pra aborta , mais so desceu um corrimento com um pingo de sangue, e depois disso não deu mais nada, o que eu faço me ajuda?!

    ResponderExcluir

Comente, respeite e compartilhe opiniões. É bom para todos nós!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.