quarta-feira, 13 de março de 2013

Histeroscopia cirúrgica realizada. E a espera continua!

Antes de tudo, quero dizer que deu tudo certo na histeroscopia cirúrgica que fiz ontem. Segundo o médico, o nódulo era "grandinho", de 1,5 cm, mas correu tudo bem com o procedimento de retirada. Fiquei internada até o início da noite, meio grogue por causa da sedação e dos remédios para dor. Agora estou bem, sem medicação e sem dor. O sangramento é pouco, então acho que a recuperação será bem tranquila mesmo. De todo modo, por recomendação do cirurgião, ficarei de "molho" em casa por quatro dias.

Essa cirurgia me fez pensar de novo no "terrorismo" que fazemos com nossas mentes. Fiquei tão nervosa na véspera e na hora de ir para o centro cirúrgico, que tinha vontade de chorar e tremia de verdade. Isso porque, claro, tinha pesquisado tudo na internet, sobre o que é o procedimento, como ele é feito, com quais equipamentos, inclusive assisti alguns vídeos. É uma cirurgia muito, muito simples, mas para mim, que não sou da área médica, qualquer imagem que mostre uma parte interna do corpo, junto com um instrumento de metal e sangue será sempre extremamente aflitiva. E foi com essa aflição que deitei na mesa de operação. Mas, para quê?! Não sou eu que opero, não sou eu que ajudo o médico, eu sequer vejo o que está acontecendo durante o procedimento. Nesse caso, a minha parte era apenas ir lá, dormir feito um anjo, acordar e ir embora medicada e com um pequeno sangramento. Para que me preocupar com o resto, sobre o qual não tenho controle e nem responsabilidade? Para nada, mas não consigo evitar. Muito louco isso. Talvez um psicólogo diga que sou muito centralizadora, sei lá.

Enfim, mas se é por falta de aprendizado, lá vem a vida com a lição da paciência novamente. Agora tenho que aguardar 15 dias pelo resultado da biópsia. Só com isso retornarei ao cirurgião para ver se está tudo bem e, se tudo der certo, receber a alta dele. Mas ontem, no hospital, não me contive e perguntei quanto tempo depois dessa histeroscopia eu poderia voltar a tentar engravidar. Ele disse dois meses. Depois voltou atrás e disse: "dois não, três meses". Fiquei surpresa, porque tinha lido que geralmente as pacientes são liberadas logo após o período de recuperação da cirurgia, poucos dias. Enfim, vou tentar conversar melhor sobre isso na próxima consulta. Por hora, prefiro nem alimentar a ansiedade por uma próxima gravidez. Não acho que seja benéfico nesse momento. Estar bem, esperançosa e animada é o que temos para hoje! O resto virá ao seu tempo.

Leia também: Nem totalmente otimista, nem totalmente pessimista

119 comentários:

  1. Graças a Deus que ocorreu tudo bem, eu orei por vc :) . Realmente a gente se impressiona muito, com essas pesquisas na internet, to tentando deixar isso de lado, mas a curiosidade é terrível rsrsrsrrs... Estou muito feliz que as coisas enfim vem dando certo pra vc, e eu creio que logo logo vc poderá engravidar novamente. Os médicos pedem pra gente se cuidar um pouco pra estar tudo certo pra próxima getação, e precisa tomar muito cuidado mesmo, pra não engravidar de cara. Pois os médicos mesmo afirma que o útero fica super limpo que a gravidez pode acontecer mais rápido do que imaginamos, e eu vi muitos relatos onde fiquei internada de mulheres que engravidaram logo após a primeira menstruação. Bom quanto ao meus caso eu continuo na luta com o methergin, mas sem nenhum efeito, só cólicas mesmo. Meu G.O disse pra eu assim que terminar o methergin, começar com a pílula, e em abril voltar pra um papanicolau. Mas acho que volto antes disso pra saber desse problema. Beijão estou muito feliz por vc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mirela, na vdd vc vai "ser liberada" ou seja poderá ter relação logo depois da recuperação, no entanto para engravidar só depois de 2, 3 meses como disse o doutor. Acho que vou precisar fazer histeroscopia também. Que bom que deu tudo certo com vc. Deus abençoe.

      Excluir
    2. Oi tive relação sexual 3 dias depois da histeroscopia, corro algum risco?

      Excluir
    3. Bom dia, Dr.
      Fiz histeroscopia cirúrgica, devido a sinéquias. Gostaria de saber quanto tempo devo ficar sem relações sexuais, pois li algumas postagem de 3 dias, 1 semana, 2 semanas, 1 mês, 2 meses. E poxa é uma diferença considerável. Outra questão é quanto tempo depois posso tentar engravidar, e ocorrendo antes, quais os riscos?????

      Excluir
  2. Dani, novamente obrigada pela sua torcida por mim. E cuide-se! Não se impressione com a falta de coágulos, porque às vezes eles se desfragmentam antes de sair e a gente nem percebe que já se foram. Mas fique atenta, mesmo que o médico tenha dito para voltar só em abril. Ao menor sinal de febre, dores ou outros sintomas que indiquem infecção, vá para a emergência. Nem que seja só para confirmar que está tudo certinho com você. Aposto que o Methergin vai resolver tudo, mas estar atenta ao seu corpo é sempre bom.
    Beijos e continue mandando notícias.

    ResponderExcluir
  3. Mirela, ACABEI de te mandar um email, e entrei no seu blog e vi que a histeroscopia já foi!!! Achei que seria na 3a. que vem!!! Mas estou feliz que foi tudo bem. O procedimento realmente é simples, e bem menos pavoroso do que a gente imagina...
    Agora, daqui pra frente, serão só sucessos, vc vai ver!! Aguardaremos o resultado da biópsia, que será positivo! Como disse, esse é o começo do fim dessa "provação"!
    No eu caso, após retirada das sinéquias, o médico me pediu 2 ciclos (na verdade, quando eles falam meses, são ciclos). Após os dois ciclos, ele me liberou e já engravidei na 1a. tentativa! Vai ser assim com vc tb...
    Aguarde o resultado da biópsia e converse direitinho com ele. Dependendo de como foi, acredito que ele te libere com 2 ciclos tb. Mas, se tiver que ser 3, um pouquinho mais de paciência, aquela que a gente arranca láááá de não sei onde. O importante é que vc esteja preparada para uma próxima gestação o mais segura possível. E assim será! Beijão e tudo de bom na sua recuperação...

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela força, Aline! Vamos torcer para que seja bem assim! O começo de um novo ciclo, mais feliz. No meu caso, e no de todas que estão passando por algo similar =)
    Beijão.

    ResponderExcluir
  5. ola meu nome e Joyce.Eu acbo de fazer essa mesma cirurgia,chorei muito,estava com muito medo...mais gracas a DEUS ocorreu tudo bem.Sei e conheco o desejo do seu coracao Mirella.pois,estou passando pelos mesmos desafios,mas tenho certeza que DEUS ira nos abencoar c um bebezinho lindooo.DEUS TE ABENCOE RICAMENTE!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Joyce! Muito obrigada por suas energias positivas. Também estou torcendo muito por você. Quem bom que a histeroscopia correu bem. Desejo que seu caminho seja mais tranquilo a partir de agora. Volte para contar como está! Beijão

      Excluir
  6. Olá Mirela. Pesquisando sobre histeroscopia encontrei seu blog. Qnd comecei a ler, me vi nele...pois irei fazer esse procedimento na sexta dia 27/09 e estou um pouco apreensiva sim, fico pesquisando na net, enfim...exatamente como você descreveu no texto! Nossas mentes às vezes nos traem, sei que é preciso controlar isso. Que bom que li suas palavras, me ajudou a ficar mais tranquila. Vou me preparar para sexta e sei que dará tudo certo. Afinal, tudo o que eu tenho que fazer é ficar lá, deitada e dormindo, o resto é com o os médicos não é? Bem, é isso que tenho que mentalizar e me tranquilizar. Beijos e obrigada. Tudo de bom pra vc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marleide. Isso mesmo: pensamento positivo! Fico muito feliz que o blog tenha te ajudado a se acalmar um pouco. E estou desejando do fundo do coração que tudo tenha dado certo na sua histeroscopia de hoje. Se puder, volte aqui e conte como foi. Beijão.

      Excluir
    2. Olá Mirela. Fiz a histeroscopia no dia 27. Estava nervosa sim, mas lembrei de suas palavras " Não sou eu que opero, não sou eu que ajudo o médico, eu sequer vejo o que está acontecendo durante o procedimento. Nesse caso, a minha parte era apenas ir lá, dormir feito um anjo, acordar e ir embora medicada e com um pequeno sangramento. Para que me preocupar com o resto, sobre o qual não tenho controle e nem responsabilidade?" rs rs e pronto...entrei no centro cirúrgico, os médicos foram maravilhosos, tomei a sedação e apaguei mesmo...qnd acordei já estava na sala de recuperação com o médico dizendo que retirou o pólipo e que foi tudo ótimo...ufa kkk. Estou apenas com um leve sangramento e uma leve cólica. Na próxima semana irei apanhar o resultado da biópsia. Obrigada por este blog. Ajuda muito. E para as mulheres que vão passar por esse procedimento, sigam o conselho da Mirela, relaxem, confiem em Deus e nos médicos. Fé sempre!

      Excluir
    3. Marleide, estou muito, muito, muito feliz com o seu relato. A sua vitória é a vitória de todas nós! E será, certamente, inspiração e força para quem ainda precisará passar por isso.
      Nosso ganho não está apenas em procedimentos e laudos favoráveis. Ganhamos também quando conseguimos buscar a paciência e a serenidade que precisamos para enfrentar de peito aberto os desafios da vida. Parabéns!
      Beijão.

      Excluir
    4. Obrigada Mirela. Obrigada mesmo. Espero que outras mulheres possam ler todos esses relatos aqui no blog e assim, fiquem mais confiantes e encorajadas, porque problemas na vida, teremos sempre, o segredo é a maneira como encaramos os desafios. Seu blog é genial. Parabéns! fica com Deus. Beijos.

      Excluir
  7. Oi Mirela!!Fiz minha histeroscopia no dia 27/09 e foi tudo maravilhoso,também fiz a retirada de um pólipo de 1,5 cm.
    Estava muito apreensiva antes,mas na hora mesmo relaxei.Não apaguei,vi quase todo o procedimento e me senti muito bem.
    Fiquei um pouco enjoada,mas nada que me incomodou.Terei de fazer uma outra cirurgia daqui á 1 mês para retirada de outro pólipo de 2 cm,mas estou mega satisfeita com a explicação do meu médico.Graças á Deus!!
    Quero logo voltar para minha academia!!
    Preciso perder peso para daqui alguns meses possa assim,então tentar me engravidar.
    Um beijo e fique com Deus!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fabrícia
      Que bom que você ficou satisfeita e aliviada com o procedimento. O enjoo deve ter sido por causa da sedação (é normal ocorrer).
      Vou torcer para que dê tudo certo no procedimento do próximo mês, que você entre em forma rapidinho e que, assim que você desejar, seu bebezinho esteja a caminho.
      Beijão

      Excluir
    2. Oi Mirela, acabei de fazer uma histerocopia, fiquei muito preocupada antes de ir para o hospital, pois o pior de uma cirurgia muitas vezes, não são os procedimentos, e sim a anestesia.
      Mas, depois de conversar com a anestesiste que só conheci no momento da cirurgia fiquei mais tranquila.
      Mas não consegui falar com o médico ou alguém da equipe após a cirurgia, minha filha conversou com o médico, mas eu gostaria de ter conversado com alguém antes de sair do hospital, para saber que remédio tomar, que cuidados...O que ocorreu, fiquei esperando, esperando para sair do hospital, disseram que viria alguém falar comigo. E, nada...quando a técnica foi ver na minha pasta eu já tinha a receita e a alta a partir de 11>30 sai 07>15 da cirurgia.
      Bem como já tinha uma alta e não apareceu ninguém, acabei vindo embora, mas pasmem, EU JÁ TINHA ALTA antes de alguém ver como eu ficaria depois do procedimento....Ai a enfermeira perguntou para a equipe, quanto tempo eu precisava de repouso, me disseram que seria 02 meses....Não entendi muito bem....mas foram retirados polipos para averiguar....

      Excluir
    3. Querida, embora a gente se assuste, muitos médicos tratam esse procedimento como algo extremamente simples e acabam não dando a atenção que esperamos. De qualquer forma, acredito que você precisará retornar ao médico para fazer uma avaliação da histeroscopia e dos resultados, certo? Aproveite para tirar todas as suas dúvidas! Beijos e boa recuperação.

      Excluir
  8. Parabéns. Estes comentários de vcs me tranquilizaram muito, minha mãe vai fazer histeroscopia para a retirada de um pólipo no dia 29/10. Estava muito nervosa. Ela vai fazer pelo SUS, pois não temos condições de pagar a cirurgia. Mas Deus nos colocou uma grande Médica no nosso caminho, super apreensiva e oferece muito apoio. Vou ficar com o pensamento positivo sempre. Obg a todas vcs mulheres guerreiras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Arlene!
      Estamos torcendo por sua mãe.
      Depois volte para contar se deu tudo certo no procedimento dela.
      Beijos.

      Excluir
  9. Boa tarde, vou ter que realizar esse procedimento, mas como muitas, estou em pânico, principalmente devido à sedação. É anestesia geral ou rackdiana? Minha médica disse que é uma simples sedação e que o procedimento não demora. Mas mesmo assim, não estou convencida e gostaria de saber qual o tipo de anestesia você tomou? De já obrigada e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! No meu caso, de fato, foi uma simples sedação. Eu dormi e não senti nada, como um sonífero mesmo, sem os riscos da anestesia geral. Foi muito tranquilo.
      Você já fez o seu procedimento?
      Beijos

      Excluir
  10. Querida ,acabei de fazer uma histeroscopia,entrei na internet "como sempre" para saber como é a recuperação e acabei encontrando vc.E lendo o q vc escreveu eu me vi ,pois tive os mesmos anseios e preocupações ,estou um pouco inchada na parte do abdomen mas graça a Deus tudo deu certo ,estou no aguardo do retorno com o cirurgião .Adorei conhecer esta pg.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mary
      Que bom saber que deu tudo certo no seu procedimento.
      Obrigada pela leitura. Volte sempre!
      Beijos.

      Excluir
  11. Queridas que aqui buscam informações sobre histeroscopia. Resolvi postar porque lendo os comentários percebi a aflição de todas como eu na primeira vez que fiz esse procedimento. Estou marcando mais uma vez a retirada de um pólipo (com esse já é o terceiro). Confesso que também levei um susto quando o médico me informou que deveria ir para o centro cirúrgico, pois já havia feito há uns 13 anos a retirada de um pequeno, há uns 10 anos a retirada de um maior e agora apareceu outro pequeno também. Para quem nunca passou por isso, fique tranquila, pois essa retirada antigamente era feita no próprio laboratório que se fazia a histeroscopia diagnóstica, mas devido ao sangramento resolveram fazer em centro cirúrgico. Tudo muito simples, nada que gere medo ou pânico.

    ResponderExcluir
  12. Oi Mirela, boa noite!
    Fiz minha histeroscopia ontem,para retirada de um pólipo, estou em casa de repouso, mas após a cirurgia que acabou ontem às 20h, não vi mais o médico.Ele deixou uma receita de Profenid e a alta... Minha dúvida: Como deve ser o repouso? E voltar a ter relação com meu esposo? Ficarei aliviada se puder me responder.Bjs.Mirian Leite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Miriam
      Como está sua recuperação?
      Creio que cada caso seja específico, por isso o ideal seria você ligar para o médico e pedir as orientações dele sobre repouso e relação sexual.
      No meu caso, ele deu três dias de repouso e sem relação e meu pediu para evitar pegar peso. Mas foi bem tranquilo.
      Beijos

      Excluir
  13. Oi Mirela meu nome é juliana ,
    fiz minha histeroscopia dia 30/10,estou de repouso. Mas não vejo a hora de estar grávida mesmo sabendo que tenho que esperar um pouco.O médico não disse um tempo certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Juliana
      Cada caso é um caso, mas em geral a histeroscopia é um procedimento que não exige muuuuito tempo de "carência". Converse com o seu médico direitinho. Estarei aqui torcendo para que ele te dê sinal verde o mais rápido possível ;)
      Bjos

      Excluir
  14. Boa tarde!estou muito feliz por ter encontrado vocês, por que vou fazer a histeroscopia dia 22/11 e para ser bem sincera estou apavorada...mas pude perceber lend o relato de vocês, que o monstro não é tão grande quanto eu estou pensando.Agradeço por cada relato, me ajudou bastante.Vou relaxa, confiar em Deus e e seguir em frente.Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida. Como foi sua histeroscopia? Espero que esteja tudo bem.
      Beijos.

      Excluir
  15. Olá, me conforta muito saber que não estou sozinha nessa luta!!! Realizei uma histeroscopia cirúrgica no dia 07/10 para retirada de um mioma submucoso. Meu repouso foi normal e quase não tive sangramento, na época a minha médica falou para que eu continuasse tomando o AC até o seu término... O AC acabou e na época de vir a menstruação só veio um dia e no outro não veio mais, desde então estou sem tomar o AC e aguardando que a menstruação venha, meus seios estão bem inchados e doloridos e de vez em quando sinto uma leve cólica no pé da barriga... E comecei a ter relações logo na terceira semana após a cirurgia, sem preservativo... Estou marcada para a revisão da cirurgia e para fazer uma nova histeroscopia diagnostica dia 06/12, mas antes vou fazer um teste de gravidez... Minha cabeça está pirando!!!

    ResponderExcluir
  16. olá,gostaria de saber depois que faz a histerescopia-cirurgica quanto tempo já pode descer escada, ainda cinto dor no local aonde estava o polipo,isso é normal?e a minha mesntruação já chegou no primeiro dia veio muito depois diminuiu mais continuo com dor, e a cirurgia foi feita no dia 25/11/2013

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Cada caso é um caso, por isso é necessário conversar com o seu médico direitinho. Estou aqui torcendo para que tenha dado tudo certo. Bjs

      Excluir
  17. Olá!! Encontrei este blog tb pesquisando sobre a histeroscopia... Ontem 28/01 fiz o exame e tb tenho pólipo, senti dores durante o exame,um pouco de sangramento nada absurdo, mas ainda sinto cólicas no momento. Tb vou ter q passar pela histeroscopia cirúrgica , a médica me passou exames de risco cirúrgico , vc tb tiveram q fazer? Para depois marcarmos a cirurgia... Tenho 32 anos demorei um pouco a decidir q queria engravidar, logo no primeiro exame mais profundo q eu faço, encontro esse pólipo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessandra. Sim, eu também tive que fazer exames de risco cirúrgico - um eletrocardiograma, exames de sangue e uma entrevista com o anestesista. Mas não se preocupe, o procedimento é simples e indolor (provavelmente você será sedada). A recuperação também costuma ser rápida. Eu engravidei quatro meses após a histeroscopia cirúrgica. Estou torcendo por você. Beijos.

      Excluir
  18. fiz uma histeroscopia no dia 28/01/2014. Quando eu posso fazer tarefas domesticas, trabalhar e bater perna? as vezes sinto um pouco de colica e leve sangramento é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônima. Acho que, por mais simples que esse procedimento seja, essas recomendações dependem de cada caso. O ideal é que você pergunte para o médico que a operou. No meu caso, o médico pediu cinco dias de repouso e para evitar de pegar peso ou fazer muito esforço físico por pelo menos 15 dias. Tive um leve sangramento, por pouco tempo. Acho que isso também varia de um caso para o outro. Converse com o médico, é a melhor maneira de acertar no pós-operatório ;) Boa sorte!

      Excluir
  19. parabéns por ter criado esse blog muito bom! esclarecer muita coisa e dar força para quem passa ou passou pela mesma situação.

    ResponderExcluir
  20. Já estou com 18 dias q fiz a histeroscopia. cirurgicade vez enquando quando vou fazer xixi sai secreções embranquiçadas. é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, isso varia de caso para caso. O ideal é perguntar ao médico. Boa sorte!
      Bjs

      Excluir
  21. Tenho um mioma de 4,5 cm tive um aborto retido com 14 semanas de gestação, passei por varios médicos alguns disseram que foi o mioma outros afirmam que não, mais desde de que perdi o bebe, venho tendo sangramento prolongados de 15 dias, já não aguento mais, ai resolvi fazer a histeroscopia, estou fazendo os exames pré operatórios, mais estou com medo de ter dificuldade de engravidar após a cirurgia, alguem já retirou os mioma por histeroscopia para retirada de mioma e engravidou sem problemas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nany, no meu caso eram restos ovulares.
      Mas estou aqui torcendo por você!!
      Beijos

      Excluir
  22. GRAÇAS A DEUS RECUPEREI DA HISTEROSCOPIA CIRURGICA. OBRIGADA PELA FORÇA. AGORA ESTOU FAZENDO TRATAMENTO PARA PREVINIR QUE OUTROS PÓLIPOS APAREÇAM. TENHO FÉ EM DEUS QUE DARÁ TUDO CERTO.

    ResponderExcluir
  23. Oi Mirela, parabéns pelo blog me tiraram varias dúvidas vou fazer vídeo histeroscopia cirúrgica com anestesia endovenosa dia 15/04/2014
    me assustei com tanto exame que o médico passou, estou ais tranquila com os depoimentos citados por vc e por todos os membros também ou fazer uma inseminação quando estiver tudo bem após a retirada do polipo.
    ECG, RISCO CIRÚRGICO
    HEMOGRAMA, GLICEMIA, COAGULOGRAMA, SUMARIO DE URINA , VDRL , PESQUISA DE HIV, HTLV 1 e 2, HbsAg, ANTI HCV, TIPAGEM SANGUÍNEA , ALBUNINA SÉRICA, RUBÉOLA IgG/IgM, TOXOPLASMOSE IgG / IgM, ITOMEGALOVÍRUS IgG /IgM , EPSTEM BARR IgG / IgM.

    PRÉ OPERATÓRIO
    PRÉ CONCEPÇÃO

    ResponderExcluir
  24. Boa Noite Mirela!
    Fui hoje 15/04 à ginecologista e no meu ultra transvaginal apareceu "possíveis pólipos cervicais" a médica me disse que seria necessário fazer a histeroscopia, porém ela já me deu o pedido médico para a terapêutica (cirúrgica) pois disse que assim já examinam e caso tenha realmente algum pólipo já retiram. O problema é que eu não estou localizando hospitais em SP que façam esse procedimento, e que o meu convênio atenda, encontrei apenas laboratórios que fazem a histeroscopia diagnóstica. Outra duvida, esses exames pré-cirúrgicos foram solicitados pelo ginecologista ou pelo médico do hospital? Pois a minha gineco não pediu nada além da histeroscopia. Alguém pode me indicar hospitais que realizam esse procedimento em SP capital? Obrigada!! Bruna.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Vou fazer histeroscopia cirúrgica no Hospital 9 de julho. Sei que na Beneficiência Portuguesa tb faz. Espero que te ajude.

      Excluir
    2. Ola..fiz dia 23.10 no business Tower..prox beneficiencia portuguesa..com Dr.Gilberto Freitas e um anestesista maravilhoso tb.Dr.Daniel. Tente la..boa sorte..atendimeto excellent.abs

      Excluir
  25. Olá ...Em fevereiro de 2014 descobri que estou com Mioma submucoso , mas como sou de um cidade do interior do Rio Grande do Sul a Histeroscopia cirurgica só é feita em Porto Alegre , a principio encaminhei pelo SUS mas pelo que estou notando e lendo sobre o assunto é bem demorado ...Alguém poderia me dar uma noção de preço ..acabei de mandar um e-mail tbm para um hospital pra ver se consigo ao menos uma consulta com a médica que o gineco me indicou !!!
    Obrigada Cátia

    ResponderExcluir
  26. APARTIR DE 3 MIL REAIS É A CIRURGIA NO HOSPITAL PARTICULAR

    ResponderExcluir
  27. Oi Boa noite ! Realizei uma vídeo histeroscopia cirurgica pois estava com 7 pólipos de 3 cm e meu sonho é ser mãe estou ansiosa para a ir a médica pq no dia 14/05 fará 1 mês da cirurgia. Seremos todas vitoriosas. ...beijos!

    ResponderExcluir
  28. Olá, vou fazer histeroscopia dia 10/06, e como muitas, também estava meio assustada, principalmente com a anestesia. Estava! Os vários relatos aqui me tranquilizaram. Obrigada por compartilhar essa experiência.

    ResponderExcluir
  29. VAI DAR TUDO CERTO! NÃO SE PREOCUPE, VC NÃO SENTE E NEM VER NADA.JÁ FIZ 2 VEZES.

    ResponderExcluir
  30. olá Mirela, vou fazer histeroscopia para tirar um mioma submucoso, estou um pouco nervosa, pois tenho 2 úteros e tenho 37 anos, acabei de casar, e quero ter filhos.bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não fique nervosa. É como a Mirela disse, sua função é ir lá. Deixe nas mãos dos médicos e de Deus. É muito tranquilo mesmo. Agora que eu fiz eu posso falar, rs.

      Excluir
    2. to com esse pensamento Deus e os Medicos trabalhando a nosso favor... Tenha fe e ja deu tudo certo

      Excluir
  31. Boa tarde Mirela! meu nome é Adriana descobri que tenho um mioma submucoso agora em fevereiro. Fiquei triste pq ja estava tentando engravidar desde junho de 2013 agora que ja passou meu susto e ja fiz todos os exames Graças a Deus hoje dia 26/06/2014 saiu meu laudo medico para fazer a cirurgia e estava com medo ai procurando informações achei seu blog. Olha é Deus mesmo, nao tinha encontrado ate então uma pessoa que me acalmasse voce consegui isso. Nao vou ficar nervosa graças a todos depoimentos aqui citados... Obrigada por compartilhar... agora eu vou torcer por todas do blog estamos no mesmo barco... Agora eu tenho que levar meu guia para o Sus autorizar e esperar sair a cirurgia espero que nao demore... ja venci ate aqui agora so falta meu anjinho vim... bjssss Fica com Deus ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriana,
      Confie em Deus e seus médicos. Vai dar tudo certo. Eu fiz e foi super tranquilo. Força e Fé.

      Excluir
    2. obrigada pela força ... da um pouco de medo mais graças a Deus e a esse blog estou mais confiante e tranquila ..bjss

      Excluir
  32. Olá meninas,
    Vim compartilhar minha experiência. O blog da Mirela me ajudou muito, fiquei bem tranquila na hora. Então, vim contar como foi a minha. Fiz a histeroscopia cirúrgica no Hospital 9 de Julho, em São Paulo. Eu me internei às 14h30 do dia 25/6. Nas duas horas seguintes fiz entrevista com anestesista, com a enfermeira e tomei um banho com o sabonete sei lá que, rs. O centro cirúrgico me buscou às 16h30. Atrasou um pouquinho o que me deixou ansiosa. Mas lembrei das palavras da Mirela, minha função era ir lá, quem tinha que se preocupar eram os médicos, anestesistas, enfermagem, etc. Já tinha sido avisada pelo anestesista que ia ser anestesia geral, isso em deixou um pouco tensa, mas confiei na equipe e fui. Em dois tempos eu apaguei. Acordei ainda no centro cirúrgico, com a médica me avisando que a alta seria no mesmo dia às 21h30. Saí do centro cirúrgico às 18h30 um pouco grogue, mas já consciente. Fiquei ainda mais uma hora na recuperação e depois subi pro quarto. Dali, jantei e aguardei a alta. Saí meio sonolenta, mas andando sozinha. Só me incomodou a coceira no nariz por causa da morfina, rs. Tirando leves cólicas (leves mesmo) e um pouco de sangramento (mais no hospital do que quando saí de lá), estava ótima. Meu exame tinha acusado algo compatível com pólipo, mas no final era um mioma submucoso. E ainda me deram uma mídia do procedimento que quando vi depois, não durou nem 10 minutos o procedimento. O que deve ter demorado foi a preparação no centro cirúrgico, mas como eu estava apagada, nem vi, nada mesmo. Nem sei que horas me colocaram na tal posição ginecológia, rs.

    Meninas, desculpe se foi longo, mas quis detalhar pra ajudar coraçõezinhos aflitos como eu quando achei esse blog a primeira vez. Fiquem tranquilas, confiem em seus médicos, é tudo muito tranquilo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que legal ler tudo isso detalhes são importante e lendo seu depoimento me deixa mais tranquila ainda ... não fiz a cirurgia ainda estou providenciando os papeis...mais não vejo a hora de me aliviar esse mioma é chato d++ alem de não me deixar engravidar me da hemorragia na menstruação vergonha sujar a roupa e ir de 5 em 5 minutos no banheiro ... aff

      Excluir
    2. eu fiz tem 7 dias e to com sangramento bem forte tipo da noite tudo acontece ne de dia to tranquila a noite vem sangramento um pouco de colica ... mais nao vejo a hora de para de sangrar ta saindo uns pedacinhos pretos ja saiu tabm uma coisa branca parecendo nata ... a minha medica disse que é normal
      sangrar durante uns 15 dias mais tudo bem ...
      vou ter que fazer outro pq meu mioma submucoso cresceu desde quando descobri fevereiro . Vou ter que tomar um remedio para diminuir o hormonio e isso faz ele regredir ai farei uma nova ultrasom e tirar ele novamente histeroscopia ,,, mais graças a Deus foi tranquilo fui sedada e a anestesia foi a raque ... Vamos com fé pq a minha vitoria vai ser breve ...bjs fica com Deus

      Excluir
  33. Olá Mirela no próximo mês farei uma histieroscopia cirurgica...to um pouco nervosa pq nunca fiz nenhuma cirurgia, mas meu g.o pediu para retirar antes de engravidar pois ele está com 2cm...alguém me ajuda ai por favor?

    ResponderExcluir
  34. Bom dia!

    Estou precisando fazer com urgência a histeroscopia, mais na minha cidade não se faz pelo SUS estou a mais de 60 dias com sangramento com picos de hemorragia tenho um submucoso de 1,5/1,5..hoje vou passar pelo 4 º medico estou tentando a miomectomia mas nenhum medico quer fazer. Tenho 34 anos tenho uma filha de 15 mais tenho vontade de ter mais filhos. Alguém saberia me informar o preço desta cirurgia particular? E se alguem fez pelo SUS!

    ResponderExcluir
  35. Estou também passando pela mesma situação, precisando fazer uma histeroscopia para retirada de um pólipo, mas pela rede pública está difícil, se alguém puder me dizer quanto custa particular, pois estou querendo engravidar e já tenho 42 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola...mais ou menos R$ 5.000,00

      Excluir
    2. Estou tentado pela rede publica tambem.

      Excluir
  36. Oi sou me chamo Mara,amanha dia 28/07 as 10hrs farei a minha histeroscopia,depois de um ano com sangramento constantes e 2 abortos e muita dor.Estou ansiosa e apreensiva,mas feliz com os relatos de vcs.Orem por mim,depois conto como foi tudo! bjos no coração de tdas vcs!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz a histero,que estava marcada para as 10hrs do dia 28/07 fui ser operada as 14:30 sai de alta as 20:00.E o jejum 24 horas imperou!!!O que foi surpresa desagradável pra mim foi receber uma rack como anestesia,achava que ia receber uma anestesia geral,hum que nada!!!Uma leve sedação na veia e a rack na coluna! Horrviel!!!Essa anestesia e o retorno dela então nem se fala! Assisti a todo o procedimento,pois fiquei acordada.Passei um frio fora do comum,peguei uma bela de uma crise de sinusite que isso sim me derrubou.O sangramento foi só no dia mesmo,depois ficou quase nada,e dor tb quase nada!Fiquei embasbacada com a quantidade de mulher que estava junto comigo,pra fazer o mesmo procedimento! Aff...Bom mas o pior já passou.
      Agora é ficar 7 dias de repouso tomando antibiotico,e voltar a ativa!
      Daqui 20 dias retornar com o medico.

      Um beijão a todas! E muita sorte!

      Excluir
  37. Ola me chamo Juliana Rocha..e tenji sinequia e polipo e vou operar dia 06/08/2014 as 6 da matina me opero.estava com medo...mas li todos os relatos aqui e fiquei tranquila...o meu cirurgião disse que vou tomar a raquiana...mas vou pedir pra me sedarem..porque essa dói demais..já tomei e senti dor.....obg por fazer esse blog orem por mim..bjo

    ResponderExcluir
  38. Mirela são 02:00 da madrugDa e eu ansiosa, pois vou fazer cirurgia hj as 07 hs, li todos mas mesmo assim tô com medo aff

    ResponderExcluir
  39. Fiz uma histeroscopia cirúrgica a uma semana, tomei anestesia local e fui sedada, não vi nada, entrei na sala de cirurgia às 16:00 e sai às 18:00, quando acordei o médico já havia dado o atestado de 5 dias e pediu para não fazer esforço físico, nem ter relação sexual, mas não determinou quanto tempo poderia ficar sem ter relação sexual. A cirurgia ocorreu tudo normal, leve sangramento e a barriga que ficou um pouco inchada nos três primeiros dias. Será que uns dezessete dias sem relação sexual são suficientes?

    ResponderExcluir
  40. Boa Noite meninas...Fiz uma videohisteroscopia cirurgica para retirada de um pólipo dia 24/07/14..Internei as 10...11:10 entrei no Centro cirurgico e 11:30 terminou...não dormi nada tomei um sedativo e a raque..depois fiquei até as 13 no pós e fui para o quarto...foi td tranquilo, tive cólicas 2 dias e mais nada...ainda sinto meu abdomen inchado, mas meu g.o disse q é normal, pois foi dilatado...espero ter ajudado...boa sorte e fiquem tranquilas! :))

    ResponderExcluir
  41. Fiz minha Histeroscopia essa semana e deu um pólipo a médica que realizou o exame disse que não precisava fazer cirurgia que com remédio resolvia será que resolvi com remédio ou tem que fazer a cirurgia?

    ResponderExcluir
  42. Mirela, boa tarde! Acho que vc já não responde mais a este tópico, mas mesmo assim vou comentar. Precisarei fazer essa cirurgia e estou apavorada! Vou tentar mentalizar suas palavras! Minha cirurgia está programada para Janeiro do ano que vem, pois não sinto sintomas. Até lá, vou precisar me acalmar muito! Obrigada pela ajuda!

    ResponderExcluir
  43. O Mundo de Mirela foi para outra constelação, porém, fica aqui vários relatos positivos que nos ajudam !!! Isto ai mulheradas, compartilhe suas e nossas experiências !! Beijão....

    ResponderExcluir
  44. Vou fazer minha histero amanhã... Já é a segunda, passei muuito mal, muito mesmo, vômitos e dores intermináveis...devido a raqui, foram os 3 piores dias da minha vida!!! Estou ansiosa demais, pelo medo da dor e pela resposta do médico, depois da histeroscopia, só Deus mesmo, viu!!! Sofri um aborto em dezembro passado, depois disso nada de menstruar, fazer esta histeroscopia pra ver se são sinequias e se vai dar pra tira-las.. Estou confiante, mas com muito medo do que está por vir. Mas fé em Deus, e vamos que vamos....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi....tambem sofri alguns abortos, fiz a cirurgia ontem, sera q os polipos sao causas de aborto?! nenhum medico me confirmou isto, apenas em minhas pesquisas encontrei minha resposta

      Excluir
  45. Oi meninas boa noite tudo bom?feliz pela recuperação de vcs e na torcida de quem vai fazer
    vou fazer histeroscopia cirugicae tou muito nervosa o plano liberou hj mais estou hiper mega nervosa
    Não tenho filho e o meu maior sonho e ser MÃE

    ResponderExcluir
  46. Ola...meu nome é Pamella, tbm fiz essa cirurgia, pois tinha polipos no endometrio, sera q alguem sabe se os polipos causam abortos?! Tive quatro abortos e todos com 7 semanas gestaçao....e nenhum outro exame alterado!!!! alguem na mesma situaçao?! desde ja agradeço e desejo muitas felicidades a todas nós para realizaçao do tao esperado sonho de ser mae. bj

    ResponderExcluir
  47. Fiz minha histeroscopia graças a Deus deu td certo, não senti nada so não sei quanto tempo preciso ficar de repouso, e depois de quanto tempo posso tentar engravidar

    ResponderExcluir
  48. OIII boa noite tudo bom?Mim chamo Fernanda tenho 35 anos e dia 15-10 fiz a histeroscòpia cirugica para retiradas de pólipos ja tive 2 abortos espôntaneos todos com 7 a 8 semanas de gestação levei pra fazer anatomia patologica e pego o resultado dia 29-10 alguém sabe mim informar com quantos dias ficar de repouso pq meu médico mim deu 20dias sem ter relação sexual e sem banho de mar . E depois de quanto tempo eles liberam pra tentar engravidar obrigada e na torcida por todas nós no tão sonho realizaremos de SER MÃEEEEE.

    ResponderExcluir
  49. QUANDO VCS FIZERAM A HISTEROSCOPIA CIRUGICA VCS FICARAM COM A BARRIGA INCHADA COMO SE ESTIVESSE GRAVIDA?E TEM COMO TER FEITO E TA GRAVIDA

    ResponderExcluir
  50. Boa tarde, fiz uma histeroscopia na sexta 24.10, deu tudo certo graças a Deus, só que se passaram 4 dias e continuo sentindo cólicas e com pequenos sangramentos será que isso é normal?

    ResponderExcluir
  51. Olá, fiz a histeroscopia hoje 28/10, para retirada de Lise de Sinequia. Correu tudo bem, fui sedada e tomei a raqui, e não estou sentindo nada.
    Fui internada as 06:00 e tive alta as 17h00 , e peguei 5 dias para repouso.
    O sangramento é mínimo e NÃO DOI NADA...pelo menos comigo.

    ResponderExcluir
  52. Olá Mirela,tudo bem?
    Amanhã farei minha histeroscopia depois de uma ebulização de miomas !
    Já fiz todos os tratamentos desde as injeções de Zoladex ate a histeroscopia amanhã!
    Não estou com medo nem nada só estou um pouco cansada de tanto exames,tratamentos e tal....Em relação a ser mãe acho que esse sonho deixo pra quem saber outras vidas,meu útero já esta muito comprometido devido a quantidade de miomas,mas meu ginecologista não que desistir ate eu completar 40 anos.Agora tenho 36 e estou dessa desde os 31 anos,mas não mim queixo! Como tem um ditado" Deus só dá a Cruz que vc pode carregar". E isso amanhã conto como foi!
    Beijinhos para todas. Rosilene,36anos,São Paulo.

    ResponderExcluir
  53. E normal depois da retirada do pólipo sentir colica? Meu medico deu um atestado de 7 dias e dois remedios. Um para usar durante 3 dias e outro 4. Operei dia 22/12

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, espero que tenha dado tudo certo. Eu senti um pouquinho de cólica - tipo umas pontadas - após a histeroscopia, mas provavelmente era apenas o processo de cicatrização. Bjs

      Excluir
  54. Olá, fiz uma histeroscopia cirúrgica há 3 dias. Quando sai do hospital, estava ótima, dormi o resto do dia e no dia seguinte já saí para minhas atividades leves. Desde ontem, porém, comecei a me sentir inchada, toda inchada, meu abdome, como se eu tivesse comido "um boi", tendo comido pouco. Falei com uma das médicas que me operou e ela disse que não chegou a injetar 1l. de soro fisiológico e que, normalmente, sai na urina e no suor (eu nem sabia que tinha sido injetado o soro). Pediu que eu esperasse essa semana e que, caso não melhorasse, voltasse lá para me dar um diurético. Isso é mesmo normal? Obrigada, desde já.

    ResponderExcluir
  55. Querida meu nome e Elisabete 34 anos,moro em Brasilia.pesquisando sobre essa cirugia achei seu blog,estou com medo em 2010 fiz uma cirugia pra retirar miomas a minha recuperaçao foi demorada sentir muitas dores.agora vou fazer pra retirar polipo.Deus ajude que tudo de certo,parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  56. fiz essa cirurgia e faiz dois ano que nao mestruo estou preocupada

    ResponderExcluir
  57. Oi gente. Fiz a histeroscopia cirúrgica dia 10/03, tem 3 dias hoje. Foi pra retirada de um pólipo, mas no fim das contas a médica disse que não era pólipo, que havia um espaçamento, onde poderia ser algo do ciclo menstrual, mas só saberei quando pegar o resultado da biópsia. Fiquei um pouco preocupada. Tomara Deus que não seja nada grave, e que eu ainda possa engravidar.

    ResponderExcluir
  58. Também fiz dia 11 /03 a histeroscopia pra retirar um pólipo e tb senti muito bem após a cirurgia, não senti enjôos nem dores de cabeça por ter tomado a raqui. Estou em casa de molho a sete dias e passando mto bem. Não se preocupem, cirurgia é simples. Sorte pra todas que iram fazer. Fiquem tranquilas...

    ResponderExcluir
  59. Bom dia, fiz minha histeroscopia dia 02 de abril, para retirada de um pólipo, estava extremamente ansiosa e com medo, me internei as 5horas da manhã, fiz a cirurgia às 8h15, terminou ás 8h35 foi com sedação e raqui, correu tudo bem, não senti dores nem enjoô, foi super tranquilo, ás 16 horas tive alta, e a recuperação está sendo tranquila. Espero ter ajudado quem for fazer.

    ResponderExcluir
  60. Oi sou Danny estou mais Aliviada por ler cada comentário. .. seu blog é muito interessante. .. bjs a todas

    ResponderExcluir
  61. Mirela vc conseguiu engravidar depois da video histeroscopia, qto tempo levou?
    Felicidades e sucesso

    ResponderExcluir
  62. Bom dia meninas eu fiz esse exame não é aquele bicho de 7 cabeça tem todo precedimento normal de uma cirurgia tomei café as 8h as 11h tomei bastante fuco de frutas mim internei as 13h e fiz no finalzinho da tarde fiz a cirurgia as 17h30, as 18h10 terminou 3h depois tive alta, um pequeno sangramento como uma menstruação normal.Pior foi o exame (HISTEROSALPINOGRAFIA ) é um raio x das trompas esse sim é triste o valor foi R$300. O valor da VIDEO HISTEROPOSCOPIA R$1,690 . Tenho 30 anos de idade 10 anos de casada e meu sonho é ser mãe !

    ResponderExcluir
  63. Oi eu sou a Danny fiz a cirurgia no hospital Santa Joana la no Paraíso no dia 14 as 19h.Não tive sangramento só cólica e uma dorzinha no lado direito onde doía antes.. tive alta no outro dia 9h35. ..

    ResponderExcluir
  64. Oi eu sou a Danny fiz a cirurgia no hospital Santa Joana la Paraíso no dia 14 as 19h.Não tive sangramento só cólica e uma dorzinha no lado direito onde doía antes.. tive alta no outro dia 9h35. ..

    ResponderExcluir
  65. Fiz a histeroscopia cirurgica dia 23 de maio, os posts aqui me ajudaram muito a ficar calma, tinha um pólipo no endométrio de 7 mm, cheguei ao hosp por volta das 6 da manhã, internei as 7 e já fui p o centro cirúrgico, os enfermeiros aferiram minha pressao e febre e fizeram perguntas. As 8 fui p sala de cirurgia anestesista deu uma injecao que eu ja fiquei meio grogue, me sentaram e deram a raqui que eu nem senti, acordei ainda bo centro cirurgico o medico me mostou o polipo e eu fui p a sala de recuperação pós anestésicA.
    Senti muito fri mesmo com dois cobertores o q é normal pós a raqui, depois fui p o quarto meio sonolenta, me colocaram uma fralda por causa do sangramento q tb é normal, depois acordei anestesia ja estava acabando , almocei, a tarde tive alta as 17.
    Tive no primeiro dia ardencia ao urinar mas o medico disse q é por causa da sonda q eles colocam durante o procedimento, um pouco de colica, um pouco de sangramento e a barriga dolorida, estou de repouso por 7 dias e tomando antibiotico e buscopam.
    Posso dizer que Graças a Deus foi td ótimo e o procedimento é muito tranquilo!
    Boa sorte p quem for fazer. Bj Tati

    ResponderExcluir
  66. Vou fazer a cirurgia para retirar polipo. Estou tomando hormônio p não menstruar e ferro. Alguém inchou muito em poucas semanas? Estou de tal maneira inchada q todos me perguntam se estou gravida. Daqui 20 dias opero

    ResponderExcluir
  67. Vou fazer a cirurgia para retirar polipo. Estou tomando hormônio p não menstruar e ferro. Alguém inchou muito em poucas semanas? Estou de tal maneira inchada q todos me perguntam se estou gravida. Daqui 20 dias opero

    ResponderExcluir
  68. Fiz a 10 dias a histeroscopia cirúrgica e ainda tenho um pequeno sangramento. Será normal? Um dia antes parei de tomar a pílula, penso ser a menstruação que já dura uma semana com pouco fluxo. Estou preocupada

    ResponderExcluir
  69. tenho que fazer uma histerocopia com anestesia no hospital. Acontece que estão me cobrando 5.700,00. e eu não tenho condiçoes de pagar. Alguem ja fez este procedimento pelo o SUS. ou posso recorrer na justiça comum? Por favor me ajudem

    ResponderExcluir
  70. E mas fácil vc ter uma plano d saúde EU FIZ a cirurgia no dia 7/7 só paguei a anestesia que custou 450,00 mas sei entrada no reembolso. No guarto que fiquei a mulher estava falando que pagou 2.600 para fazer a cirurgia.. Melhor vc pagar um plano de saúde, vai sair mas em conta.

    ResponderExcluir
  71. E mas fácil vc ter uma plano d saúde EU FIZ a cirurgia no dia 7/7 só paguei a anestesia que custou 450,00 mas sei entrada no reembolso. No guarto que fiquei a mulher estava falando que pagou 2.600 para fazer a cirurgia.. Melhor vc pagar um plano de saúde, vai sair mas em conta.

    ResponderExcluir
  72. Eu fiz a minha cirurgia e não senti nadinha. Meninas e normal sangrar até 2 semanas depois ela vai parando as poucos. Não pode pegar sol fazer muito esforço, dar para andar normalmente, subir escadas e só não exagerar.

    ResponderExcluir
  73. Eu fiz a minha cirurgia e não senti nadinha. Meninas e normal sangrar até 2 semanas depois ela vai parando as poucos. Não pode pegar sol fazer muito esforço, dar para andar normalmente, subir escadas e só não exagerar.

    ResponderExcluir
  74. Eu fiz a minha cirurgia e não senti nadinha. Meninas e normal sangrar até 2 semanas depois ela vai parando as poucos. Não pode pegar sol fazer muito esforço, dar para andar normalmente, subir escadas e só não exagerar.

    ResponderExcluir
  75. Olá meninas, muito bom esse blog..bom tentei fazer a histeroscoia já e vezes , na primeira vez o hospital tentou fazer no ambulatório sem anestesia e eu não consegui, pois nunca senti tanta dor na minha vida, foi horrível, na segunda vez o medico optou por fazer cirúrgica, porém eu estava com tanto medo que minha pressão chegou a 19 por 12 no centro cirúrgico e assim minha histeroscopia foi adiada, agora foi agendada novamente para o dia 14/11 no hospital dia do Servidor Estadual. Continuo com medo, mas depois de ler a experiências de vocês, estou me sentindo bem melhor, sou hipertensa e estou controlando a pressão para não ter surpresas no centro cirúrgico rs, vou tentar retirar alguns pólipos e sinéquias. Beijão a todas voces

    ResponderExcluir
  76. Ola meninas...Tenho que passar pela histeroscopia cirurgica tb..Amanhã estou indo ao hospital marcar pro dia 25 desse mes de Setembro..A medica que ira me operar disse que serei sedada com Propofol e tb vou receber uma anestesia no colo do utero..Alguem sabe como é essa segunda anestesia?..Ja tomei tanto a geral quanto a raqui e não gostei de nenhuma..kk..To muito ansiosa..aguardo retorno..bjo em todas vcs

    ResponderExcluir
  77. Ah esqueci de dizer..kkk..Vou retirar um polipo do endometrio de 2,1cm..
    Tenho tido colicas praticamente o mes todo e muito sangramento durante a menstru..
    Tenho 40 anos e 1 filha de 16 anos..bjo

    ResponderExcluir

Comente, respeite e compartilhe opiniões. É bom para todos nós!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.