quinta-feira, 1 de agosto de 2013

O medo da perda e os três primeiros meses de gravidez

O assunto de hoje parece mórbido – acho que é mesmo – mas ele vai e vem na minha cabeça. Vivo pensando com os meus botões: “Deve ser tão bom descobrir a gravidez só lá pelo segundo mês, porque dali para o terceiro é um pulinho rápido”. Quando engravidei, descobri logo na terceira semana, e me pareceu uma eternidade o fim do primeiro trimestre – depois do qual eu poderia respirar tranquila (se tivesse chegado lá), porque os riscos de perda são bem menores a partir de então. Mas quando falo isso por aí, logo ouço diversas histórias de pessoas que perderam no quarto, no quinto, até no oitavo mês de gestação. Tem gente que perde o filho na hora do parto, outros perdem quinze dias depois.

Qual mãe nunca se perguntou se estava tudo bem enquanto olhava seu bebezinho dormir? Sei de gente que coloca um espelho no nariz do pobrezinho para ver se ele está respirando. E o primeiro “galo” na cabeça? Horas de vigília da mamãe, depois do tombo! E quando ligam da escola dizendo que aconteceu algo? E quando sai à noite pela primeira vez? E quando começa a dirigir? E quando compra uma moto? E quando vai viajar com os amigos? E quando? E quando? E quando? Infelizmente, tem quem perca o filho com um ano. Com dez anos. Com vinte. Minha tia perdeu o dela com quarenta... E isso pode acontecer por complicações na saúde, acidente, drogas e muitas outras coisas ruins que estão por aí, pela vida.

Então me dei conta de que, desde o primeiro momento que se sabe que está grávida, o medo da perda é para sempre. Bom se ele durasse só três meses! Mas na gravidez o amor só cresce, cresce, cresce, e ninguém quer perder aquele que ama. Digo isso não para que quem já  está numa fase mais avançada da gravidez, ou que já tem filhos, sinta medo. É só meu jeito de dizer a quem ainda está no primeiro trimestre que não se apavore tanto, que não se sinta num grupo de risco, quando na verdade todos os seres vivos fazem parte desse grupo de alguma forma.  

Claro que muitos cuidados devem ser tomados para evitar perdas. Mas, por outro lado, há um cuidado muito importante para a saúde emocional: não permitir que o medo nos torne pessoas negativas, pessimistas, covardes, bitoladas. Ter um filho é gerar uma vida. E todos sabem como a vida é...

Leia também: Estou "meio grávida": BHCG inconclusivo!

16 comentários:

  1. Olá! Li todo o seu blog e me identifiquei muito com teus pensamentos...tive um aborto retido agora em julho e fiz a curetagem...so que depois de 23 dias quando veio a menstruacao as dores foram intensas e voltei ao hospital. Adivinhe? O bebe e tudo mais estavam lá dentro ainda!!! Surtei total...como pode??? Tive que fazer nova curetagem...foi nesta segunda feira, ainda estou em casa me recuperando e fuçando o Google...estou muito triste e com medo de fazer nova ecografia e descobrir mais algum problema...vice sabe bem do que estou falando né? Esperamos que agora tudo de certo, estou cansada e frustrada demais. Beijos no coracao!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônima. Nossa, posso imaginar a dor que você sentiu com essa surpresa péssima após a curetagem. Também conheço seu medo. Mas só a um caminho: ir em frente com coragem e ter força para encarar o que vier. Afinal, se houver problema, ele deve ser sanado. Mas vamos torcer para que sua segunda curetagem tenha sido perfeita e que daqui para frente só coisas boas aconteçam. Volte para contar! Beijos

      Excluir
    2. Querida, hoje foi o dia do novo ultrasson...bem, ainda tem alguma coisa muito pequena lá...menos de 2cm, mas foi o suficiente para meu marido ficar branco, gelado e quase desmaiar...tadinho ele nao agüenta mais. Tive que ser bem forte. O medico me receitou o Methergin, e se este pedacinho nao sair aí é quase certeza de que terei que enfrentar a 3 curetagem...imaginem a nossa cabeça como está.
      Estou tentando me manter calma e confiante, mas confesso que esta descoberta foi mais um balde de água fria e como você diz, teste de paciência pura!
      Parece que a gente jogou pedra na Cruz....
      Mesmo tentando ser otimista que o Methergim vai limpar este restinho, bem lá no fundo tenho medo de ir para a cirurgia novamente, anestesia geral e tudo o mais.
      É simplesmente surreal.
      estou pedindo ara todos os meus conhecidos orar por mim, que seja o fim deste pesadelo.
      Fico na torcida por você e desejo que seu positivo se confirme! Vai na fé, como diz a minha mãe.
      Beijos carinhosos.

      Excluir
  2. Olá !
    Conheci o blog recentemente e apesar de alguns detalhes diferentes até parece que estava lendo minha história !!!
    Também tive um aborto retido, jamais imaginava que fosse acontecer comigo, nunca ouvi nenhuma pessoa próxima de mim comentar que havia perdido uma grávidez. Fiz a curetagem em abril, com 08 semanas de gestação, mas o embrião tinha se desenvolvido até a 6 semana. Uma notícia muito triste tanto pra mim como para o meu marido. Só que a nossa opção foi guardar o ocorrido só pra gente, não sei foi melhor, sinto que sofro sozinha, não tenho com quem conversar (além do meu marido é claro) e o assunto me entristeze muito !!! Tive sangramento por 03 meses e meio, estava super desanimada e com medo de ter que refazer a curetagem, li tanta coisa na internet que já estava em parafuso ... Descobri que o sangramento era devido a um coagulo no útero, tomei muitos remédios e o último foi o Methergin ... depois do términdo, surpresa: O sangramento acabou ! Parece que agora começo a ver uma luz no fim do túnel. Sei que ainda não é momento para engravidar de novo, mas não consigo parar de pensar nisso ... me pego por diversas vezes contando com quantas semanas eu estaria se minha gravidez tivesse vingado ... sei lá, o sentimento é horrível, muito triste.
    Apesar de tudo estou otimista, quero em breve virar essa página na minha vida !
    Um super beijo !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, também tive esse conflito sobre contar aos outros. No meu caso, na verdade, me questionei se deveria ter contado, já que depois acabei perdendo. Mas achei melhor ter falado, afinal, quando perdi, pude compartilhar isso com as pessoas, pedir ajuda às amigas, compreensão da chefia, essas coisas. Acho que seria mais difícil para mim ter mantido segredo. Sobre contar as semanas, fiz um exercício para não contá-las e, com o tempo, funcionou (parei de lembrar). Beijos e força para você!

      Excluir
    2. gente vamos ter fé Deus nos disse que ele é o Deus do impossivel então por mais que o mar esteja em furia vamos esperar que ele vai se acalmar... nossos problemas tem soluçao ... oremos e acreditemos...

      Excluir
  3. Oi Mirela conheci seu blog agora e me indentifiquei bastante com a sua historia descobri q minha gravidez estava interrompida com 9 semanas de gravidez, depois de 9 anos de tratamento foi um banho de agua fria na minha vida, isso foi dia 8/8/13 e minha go me mandou para casa e esperar a natureza seguir q ia descer mas até agora além de algumas pequenas cólicas nada, Minha go disse para eu ter paciencia e esperar, é muito díficil, desde q eu tinha descoberto minha gravidez n tive um segundo de paz era um medo constante q infelizmente se concluiu na minha perda q a médica disse q é muito comum em primeiras gestações, peço a Deus q esse tormento acabe mais rapido possível e q desça para q eu tenha um pouco de paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Débora. Seja bem-vinda ao blog. Espero que a leitura tenha te reconfortado um pouco - temos histórias muito parecidas mesmo. Tenha calma e serenidade. Vamos torcer para que a natureza cumpra seu papel. Não aconteceu no meu caso e tive que fazer a curetagem. Mas mesmo assim, deu tudo certo no final. Tente não temer! Estou aqui enviando todos os meus pensamentos positivos. Depois volte para contar como foi, se puder. Beijão

      Excluir
    2. Resolvi dar uma ajuda a natureza vou tomar cha de agoniada, pq descobri q ela alem de limpar e cuidar das inflamações ela desobristui o útero, tomara q de certo.

      Excluir
    3. E aí, Débora? Deu tudo certo com seu tratamento? Mande notícias! Estou torcendo por você. Beijos

      Excluir
    4. ola Mirela e todas as amigas do blog ...
      Estou na espera de tomar a gosserrelina a primeira dose terei que tomar 3 para a diminuição do mioma para mim fazer uma próxima cirurgia para a retirada total desse incomodo que é o mioma submucoso que deixa minhas menstruaçoes como uma cachoeira sem fim. E que me impedem de ter meu sonhado bebe...
      Mas quero dizer a Todas que tenha fé também ja passei muitas dificuldades em encontrar o tratamento com medo de demorar muito e ate mesmo da burocracia de tanto papel para pegar esse medicamento ... Agora so falta isso tratar o mioma e retira -lo e depois esperar e engravidar... Deus ilumine nossos sonhos ...Amem...

      Excluir
  4. Oi! Esse medo de perder o bebê é inevitável, principalmente para quem já passou por um aborto. Tenho uma filha e vira e mexe me vem o pânico de que aconteça alguma coisa a ela. É como vc disse: dura por toda a vida, mais forte em alguns momentos, geralmente de fragilidade emocional, mas nunca desaparece completamente. Estou curando minhas feridas aos poucos dessa vez...finalmente meu ciclo se normalizou, depois de 2 meses de consultas, ecografias e sangramento. Saiu o resultado do exame citogenético e se confirmou a anomalia genética, responsável pelo meu segundo aborto.De uma lado me deixou triste, porque gerar um bebê doente não é legal, mas tento ver pelo lado positivo, de que era um problema específico, daquela gestação e não uma incompatibilidade do meu organismo de gerar mais um bebê. Agora estou aguardando o resultados de outros exames, uma consulta com o geneticista e uma histeroscopia que farei em setembro. O que posso dizer é que às vezes passar por tudo isso e recuperar as forças e o otimismo leva tempo. Eu ainda não estou em condições de pensar em tentar de novo, porque depois de tudo que passei aprendi que não há garantia de nada. E a vida é isso aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Roberta. Meu aborto também foi por má-formação do feto. E acho que isso é, sim, sempre um ponto de esperança para novas tentativas - pois sabemos que não nada de errado com o nosso sistema reprodutor em si, que foi um problema pontual daquela gestação.
      Tome seu tempo! É justo, afinal, você ainda em tratamento. Nem é hora de se cobrar. Com o tempo, a poeira vai baixar e você poderá pensar com mais tranquilidade sobre tentar de novo.
      Beijos e fique bem!

      Excluir
  5. Olá, descobri hoje que estou grávida de 4 semanas pela 1ª vez !!! Achei lindo seu texto me emocionou muito !!! Vou tentar a partir de hoje controlar o meu medo pelo resto da minha vida !! beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cintianina2009, parabéns pelo seu positivo. Que sua gravidez seja de muita saúde e alegrias. Estou torcendo desde já!
      Beijos

      Excluir

Comente, respeite e compartilhe opiniões. É bom para todos nós!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.