sábado, 9 de novembro de 2013

Rinite de gravidez: eu tive

Cada semana de gestação é uma novidade. Brinco que, se amanhã acordar com o cabelo azul, vou ao Google buscar "cabelo azul gravidez". Na gestação, o normal é sentir coisas anormais. Constipação, dores, cansaço, enjoo e muitas outras coisinhas que costumam ser problemas na vida das pessoas, na da grávida "fazem parte". E quer saber? A gente sente tudo isso com muita satisfação, pelo bebê e pela nossa felicidade. Mas às vezes o bicho pega...

Na semana passada, saí do trabalho para o almoço e estava um calor danado. Quando retornei ao escritório e ao ar condicionado gelado, meu sistema respiratório pifou. Fiquei com o nariz totalmente trancado, comecei a espirrar e a sentir dor nos olhos. Como não sofro de nenhum tipo de alergia, achei que era uma gripe me pegando. Mas no sábado nenhum outro sintoma de gripe havia surgido e a constipação nasal só pirou. Meu marido, que é alérgico, matou a charada: "isso parece uma rinite".

Nem dei bola para o que ele disse, pois nunca tive rinite. Até descobrir que, sim, na gravidez é possível você sofrer a tal "rinite de gravidez". Essa era a novidade da semana! Passei dois dias fazendo inalação em casa - só com soro -, o que amenizou temporariamente os sintomas, mas não eliminou.

Então fui ao médico e ele confirmou o diagnóstico: rinite de gravidez, causada pela queda de imunidade que é natural dessa fase. Receitou-me um remédio de espirrar no nariz, com uma dosagem mínima de corticoide, liberado para uso na gravidez. Farei um tratamento de 21 dias com esse medicamento, mas o médico alertou: "Algumas gestantes sentem isso a gravidez inteira. Nem sempre o tratamento cura a rinite...". Veremos como será o meu caso!

Na verdade o que importante é que, tirando isso, estou ótima e o bebê também. Durante a consulta, ouvi seu coraçãozinho no equipamento que o obstetra tem no consultório. Foi tão bom! Como diz Rita Lee, "tudo por amor".

#15semanas

Leia também: Uma grávida na estrada: viajei para o exterior

6 comentários:

  1. Oi Mirela! que ótima noticia vc vai ver que ter um gatinho é ter um companheiro, amigo, carinhoso, protetor pro resto da vida, falo de experiência própria rsrs, já que meu gatinho tem 8 anos e é meu melhor amigo. Enfim conversei com vc alguns dias atras quando fiz minha curetagem, hoje fazendo 20 dias o AR foi descoberto a 1 més atras, más eu como todas quando descobriu fui logo para o google e decidi que iria esperar meu organismo liberar sozinho até que a 20 dias atras passei mal em casa, sentindo dores de parto mesmo estava com 2 meses, fui pro banheiro e senti que algo saiu de dentro de mim e comecei a sangrar muito e meu marido desesperado me levou ao hospital e o médico disse que já iria me internar e eu disse não queria fazer a curetagem, más ele disse que o melhor a fazer era sim a curetagem pois já estava com hemorragia, más ele não me deu essa opção de AMIU! enfim ele me tranquilizou bastante e resolvi fazer, graças a Deus não senti nada depois, o sangramento acabou rápido. Más sera que para uma nova gravidez é o método mais indicado? ou será o mais demorado? apesar que quem sabe a hora certa é Deus, é que as vezes a insegurança vem com varias duvidas, é porque estou com 37 anos e a gente houve falar tanta coisa né?rsrs, a 4 anos atras descobri que estava hipertensa e tomei remédio durante 3 anos o que adiou meus planos de engravidar de novo fiquei muito neurada rsrs, más graças a Deus a 1 ano atras mudei de médico e apos vário exames ele me liberou do remédio e meus planos voltaram com força total, ai depois de 8 meses tentando engravidei, a mistura de alegria com ansiedade tomaram conta de mim e dos meus gatinhos e toda família claro, já que sou unica filha mulher no meio de 6 homens rsrs, ai infelizmente aconteceu o inesperado, más Deus sabe o que faz, hoje meu psicológico já esta se recuperando, engraçado é que cada vez mais tenho mais vontade de tentar de novo más estou controlando bastante a ansiedade porque sei que não faz bem, estou pedindo a Deus que tire essas coisas que as vezes me amedrontam da cabeça, sei que ele sempre fez e fara por mim o melhor, afinal quantas mulheres tem gravidez e filhos saudáveis ate mais velhas, é em Deus e nisso que me apego, desculpe o testamento é porque hoje senti muita vontade de falar, rsrs, beijão pra vcs, pois vc vai ver como um filho é benção na vida do casal, tudo de bom pra vcs... Rose Silva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Rose,
      Todos dizem que os meninos são companheiros da mamãe. Estou ansiosa para ter meu pequeno nos braços logo, logo e sentir esse amor.
      Sobre a curetagem: acho que ela deixa de ser opcional a partir de certo momento após o sangramento. Se você teve hemorragia, o médico precisava mesmo intervir. Eu também não tive opção do AMIU. Pelo que sei, poucos hospitais estão equipados para esse procedimento, o que limita os médicos.
      Apesar do nosso receio, e de ser um procedimento às escuras, a curetagem é tratada pelos médicos como uma cirurgia relativamente simples, de rotina para eles. Tente não pensar negativamente, vai dar tudo certo! Conheço dezenas de caso de sucesso após uma curetagem.
      Seu médico já disse quanto tempo você deve aguardar para tentar de novo? Siga todas as recomendações dele e, assim que ele liberar, volte a tentar, sem medo. O receio de que aconteça de novo sempre vai existir, em qualquer momento que você resolver retomar as tentativas, seja logo ou depois. Se você está preocupada com a idade, a minha sugestão é essa: volte a tentar assim que receber o ok do médico =)
      Obrigada pelo seu depoimento. Mande notícias!
      Beijão

      Excluir
  2. Oi Mirela! Aqui eh a Andressa, escrevi ha algumas semanas no seu blog porque estou passando por uma experiencia muito parecida com a sua. Agora estou internada tentando a expulsao com Cytotec e pesquisando " Cytotec aborto retido" no google olha onde eu vim parar de novo!
    Mas nao to aqui pra falar sobre mim, li o seu post sobre a rinite e queria dar uma dica. Tenho rinite alergica desde sempre e pra mim a unica coisa que resolve mesmo eh lavar o nariz com soro fisiologico varias vezes ao dia. Mas nao eh pingar soro, eh lavar mesmo, encharcar, a sensacao eh de tomar agua pelo nariz. Eu geralmente compro uma garrafinha grande de soro fisiologico enfio nas narinas e aperto ate sentir a agua escorrendo pela garganta. Pode parecer uma dica besta, mas faz muito bem, eu estudei ioga um tempo e aprendi essa historia de limpeza das narinas no curso, dei uma ocidentalizada no coisa (eles usam um recipiente especial, agua morna com sal e uma tecnica maluca q faz a agua entrar em uma narina e sair pela outra) e funciona muito bem, sempre que o nariz comeca a entupir faco isso e nunca mais tice ataque de rinite (tinha uns bem fortes). Como soro fisiologico nao tem contraindicacao, vale tentar. Juro q nao sou maluca : ), tenta e me conta.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida,
      Obrigada pela dica! Uma colega minha também é adepta dessa técnica e fala superbem. Felizmente deu tudo certo e a rinite passou.
      E você, como estpa?
      Bjs.

      Excluir
  3. Ei Mirela, obrigada por me responder, Graças a Deus estou bem, agora psicologicamente e fisicamente, bom quanto ao tempo de espera, a médica que me liberou a alta médica pediu 6 meses e meu médico disse que em 3 meses posso tentar de novo, más a gente sempre acha que é pouco né? e para 6 meses acha que é muito rsrs, vai entender nos mulheres rs, más vou deixar as coisas acontecerem naturalmente e se Deus quiser quem sabe no meu aniversario que é em fevereiro eu já tenha uma excelente noticia né? a primeira menstruação apos a curetagem já veio normal por sinal, agora seria só mais 2, vamos ver o que acontece, quanto a vc, vai ver que menino é sim companheiro, o meu não desgruda de mim nem quando vou ao banheiro rs, más é maravilhoso, bjs pra vc e que Deus esteja te abençoando e protegendo sempre, em breve dou noticias... Rose Silva

    ResponderExcluir

Comente, respeite e compartilhe opiniões. É bom para todos nós!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.